Gelo transparente: aprenda a fazer o seu em casa

| Curiosidades | Dicas | Gelo

A água é essencial para a vida, e o gelo é vital para qualquer drink. Seja durante o preparo ou já no copo, ele está presente em todo e qualquer coquetel. Por que, então, não dar um tratamento de gala a esse ingrediente tão importante?

Bares especializados em coquetelaria se dedicam cada vez ao preparo do gelo perfeito. Não se trata apenas de uma questão de estética – embora todo mundo fique maravilhado ao ver no copo uma pedra transparente, quase invisível no líquido –, mas também uma forma de elevar ainda mais a qualidade do seu drink.

A transparência indica a ausência de oxigênio e impurezas no gelo, elementos que o deixam fosco e cheios de pontos nebulosos, principalmente em seu centro. Com isso, o líquido, ao entrar em contato com essas imperfeições, acelera o derretimento das pedras, o que faz com que a água dilua o seu drink e perturbe o equilíbrio de toda a receita.

Você não precisa ser um profissional das barras para criar pedras cristalinas. Dá para fazer gelo transparente em casa sem gastar uma pequena fortuna em máquinas feitas apenas para esse propósito. Basta apenas equipamentos bem, bem básicos, daqueles que você provavelmente já tem em casa, um pouquinho de tempo e espaço no freezer. Mas acredite: o resultado faz valer a pena. Seus convidados e seus drinks agradecem.

Gelo: tempo é transparência

A lógica por trás do gelo translúcido é o tempo. As impurezas da água, como o cloro e outros minerais, influenciam também no processo. Mas, quanto mais devagar a água congela, mais tempo ela tem para expelir o oxigênio até chegar ao seu formato sólido, o que impossibilita a formação de bolhas no interior – e por tabela, os pontos cinzas na pedra.

Diminuir a temperatura ajuda, mas a forma como as correntes frias circulam no freezer faz com que o gelo não congele de forma homogênea, e o oxigênio e as impurezas acabam sendo empurradas para o centro das pedras. Por isso, a chave é direcionar as correntes geladas ao mesmo tempo que seja possível retardar o congelamento da água.

A melhor forma – e a mais prática – para chegar a esse objetivo é utilizar uma caixa térmica isolante para fazer produzir o gelo. Atráves do uso de um cooler, a água irá congelar de cima para baixo, com o oxigênio e as impurezas jogadas para o fundo da caixa.

Para concluir a produção de pedras de gelo translúcidas, tenha em mãos também uma faca de serra longa, daquelas usadas para cortar pão, e um martelo pequeno – ou até mesmo aquele macerador utilizado para preparar sua caipirinha. Divirta-se!

Passo a passo

- Encha uma caixa térmica isolante com água filtrada até ocupar no máximo ¾ do recipiente

- Leve a caixa térmica ao freezer sem a tampa

- Mantenha a caixa térmica no freezer em torno de 14 a 16 horas
- Remova a caixa térmica do freezer e deixe 20 minutos em temperatura ambiente

- Vire a caixa térmica em uma superfície e deixe o gelo escorregar até sair

Como no processo a água congelou de cima para baixo, o fundo do bloco de gelo, que guarda todas as impurezas e oxigênio, não estará completamente sólido. Sem problemas. Quebre-o, veja toda a água escorrer e fique apenas com a parte translúcida do gelo.

Use uma faca para serrar superficialmente o gelo e, com a faca fixa no bloco, dê leves batidas na faca para cortá-lo em pedaços menores. Como todo o processo é artesanal, você pode definir o formato das pedras como melhor entender – cubos grandes para copos tipo Old Fashion ou mais esguios, prontos para copos tipo Tom Collins. Saúde!

Beba com moderação. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.