Black Label: qual é esse tipo de scotch? O que o torna tão especial?

| Curiosidades | Johnnie Walker | Whisky
Quando falamos sobre whisky escocês, Johnnie Walker Black Label é um dos primeiros nomes a ser mencionado. Preparado apenas com whiskies de idade superior a 12 anos, ele é considerado um verdadeiro ícone e referência na categoria. 

Black Label tem um sabor único e marcante que combina com diferentes ocasiões, já que pode ser apreciado de inúmeras formas. 

Ele foi criado em 1909, quando ocupou o lugar do antigo "Extra Special Old Highland Whisky". Elaborado para integrar a linha Johnnie Walker com o intuito de representar o que há de melhor dos quatro cantos da Escócia, rapidamente ganhou espaço no mercado graças à excelência de seu blend. 

As características do Black Label

A mistura de sabores deste scotch whisky é um dos fatores que o torna tão especial. Ao apreciar o Black Label é possível sentir um sabor rico e complexo, mas equilibrado. Ele apresenta frutas escuras e baunilha doce na composição, além de um sabor residual defumado, que é sua assinatura.

Criado a partir de um blend exclusivo com whiskies maturados por no mínimo 12 anos, faz jus ao seu objetivo e oferece sabores de toda a Escócia. Isso vai fazer a experiência do consumidor algo complexo, profundo e recompensador. 

Tomar uma dose de Johnnie Walker Black Label é entrar em contato com o sabor de baunilha e raspas de laranja. Também é possível sentir aromas de especiarias e vinho tinto. Para finalizar, o acabamento é suave e coberto pelo toque defumado de turfa e malte. 

Por que whisky 12 anos?



Black Label é conhecido no mundo todo por ser um whisky 12 anos. Mas, o que isso significa? Isso quer dizer que ele é criado a partir de whiskies que foram maturados por no mínimo 12 anos. 

A idade informada no rótulo (de acordo com a Scotch Whisky Regulations, da Scotch Whisky Association, de 2009) deve corresponder ao tempo de maturação do whisky mais jovem que está em sua composição. Por isso, ele é classificado dessa forma. 

Assim, isso não significa que todos os whiskies usados no blend do Johnnie Walker Black Label tenham 12 anos. Pode haver whiskies mais maturados na mistura.

Como beber Black Label?

Existem diferentes maneiras de servir e beber um scotch whisky. Para apreciar as notas e sabores do Black Label, você pode consumi-lo puro, com gelo, água ou preparar drinks. Dependendo da combinação com outros ingredientes, o sabor pode ficar mais forte ou suave. 

O importante é saber que não existe regra na hora de beber. O essencial é que a experiência seja saborosa para você. Por isso, vale provar o whisky de diferentes formas e com combinações variadas.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.