Blended whisky ou single malt? As diferenças de whiskies como o Singleton

| Curiosidades | Whisky
Engana-se quem pensa que todo whisky escocês é igual. Embora tenham pontos em comum, como o fato de serem fabricados na Escócia, a verdade é que existem vários tipos de scotch. 

Há uma variedade de sabores e aromas, decorrentes de diferentes processos de fabricação. Dos tipos existentes, os blended whiskies são os mais famosos, mas cada vez mais os whiskies single malt, como a linha Singleton, ganham espaço no mercado.

Como é feito o whisky escocês

Antes de partir para as diferenças entre esses dois tipos de whisky, é interessante entender quais os pontos em comum. Além de necessariamente precisar ser fabricado na Escócia, o whisky escocês deve seguir uma série de regras definidas por lei, que englobam o processo de fabricação, comercialização e exportação. 

Basicamente, o scotch whisky deve ser fabricado apenas com cereais, água e fermento (levedura). Ele deve maturar por, no mínimo, três anos em barris de carvalho de até 700 litros; ser engarrafado com uma concentração mínima de 40% abv e ser destilado abaixo de 94,8% abv (para que reter o sabor e aroma derivados de suas matérias-primas). Por fim, deve ser livre de aromatizante ou adoçante. 

Blended whisky ou single malt?



Existem algumas particularidades no processo de fabricação da bebida que diferencia um blended whisky de um single malt. Entenda:

Single malt

O single malt, categoria da família Singleton, é aquele que utiliza apenas cevada maltada na produção da bebida. Ele é, obrigatoriamente, destilado em uma única destilaria em alambiques de cobre. Além disso, só pode ser engarrafado na Escócia.

Uma curiosidade. A palavra “single” não se refere a “único grão”, mas a “única destilaria”. Por isso, existe também uma outra classificação que leva a palavra. O single grain. Ele também é destilado em uma única destilaria, mas é permitido adicionar outros cereais (maltados ou não) à produção, e a destilação normalmente ocorre em destiladores contínuos.

Blended whisky

O blended whisky é o resultado de uma combinação de um ou mais whiskies single malt com um ou mais whiskies single grain. Existem duas variações dele: o blended malt e o blended grain. O blended malt mistura apenas whiskies single malt, produzidos em diferentes destilarias. Já o blended grain, mistura vários single grain, também produzidos em mais de uma destilaria.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.