Blender Master de Buchanan's é uma mulher com mais de 40 anos de experiência: conheça Maureen Robinson

| Whisky | Curiosidades
Engana-se quem pensa que whisky é “assunto de homem”. Na verdade, a história prova que sempre existiram mulheres envolvidas no processo de fabricação da bebida. A blender master do whisky Buchanan’s, Maureen Robinson, é a prova disso. Com mais de 40 anos de experiência, a especialista em scotch é referência no tema. 

Formada em química farmacêutica pela Universidade de Strathclyde, na Escócia, Maureen Robinson foi uma das pioneiras na indústria do whisky escocês. Tudo começou em 1977, quando ingressou como pesquisadora na Glenochil Research Station, instituição pioneira no estudo científico da destilação do scotch. 

Durante os nove anos em que trabalhou no local, ela aprimorou seus conhecimentos e desenvolveu linguagem própria para falar sobre o aroma e o sabor do whisky escocês. Isso fez com que ela assumisse o posto de blender master, responsável pelo padrão de qualidade da bebida. 



De modo geral, ela trabalha com o produto desde o conceito e seleção de ingredientes até o desenvolvimento e lançamento. Ela é a responsável por acompanhar todo o processo de fabricação, padronizando sabor, envelhecimento e teor alcoólico. Ou seja, Maureen é fundamental para garantir a qualidade da bebida. 

Hoje, Maureen é master blender do whisky Buchanan’s, da Diageo, e está envolvida tanto no padrão de qualidade dos produtos já lançados quanto na seleção dos próximos whiskies que serão lançados. 

Sua carreira de mais de 40 anos faz com que seja respeitada e considerada uma verdadeira referência no assunto. Por isso, Maureen também é jurada em concursos de whisky e, em 2012, foi nomeada Keeper of the Quaich (guardiã do Quaich, uma taça cerimonial escocesa, em português), uma honra dada àqueles que fizeram contribuições significativas para a promoção do whisky escocês.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.