Buchanan’s 12 e 18 anos: saiba as diferenças entre esses scotch whiskies

| Buchanan's | Curiosidades | Whisky
Quando falamos sobre whisky escocês, Buchanan’s é uma das principais referências. A marca foi criada com objetivo de oferecer um blend para ser apreciado em todo o mundo, e, hoje, é a líder em scotches premium na América Latina.

Entre seus rótulos, Buchanan’s Deluxe e Special Reserve chamam atenção pelo tempo de maturação: 12 e 18 anos respectivamente.

a diferença entre whisky 12 anos e 18

Quando falamos que um scotch whisky é 12 anos ou 18 anos, nos referimos ao tempo de maturação do whisky mais jovem que está na composição daquele rótulo. 

Para muitos, os mais velhos são os melhores, mas essa é uma opinião que varia de pessoa para pessoa. Depende mais do paladar de quem vai consumir. Inclusive, existem até whiskies sem idade declarada.  

Segundo a legislação escocesa, o tempo mínimo de maturação de um scotch é de três anos. O tempo de envelhecimento em barris de carvalho é importante para dar complexidade à bebida. Acredita-se que entre 30% e 70% do sabor de um whisky é definido nessa interação entre bebida e madeira. 

A maioria dos scotch whiskies são envelhecidos em barris de segunda mão, já que os novos produzem um sabor muito forte, e dependendo do uso que esses barris tiveram previamente, diversos sabores são conferidos à bebida. 

Buchanan’s 12 anos



O clássico whisky 12 anos é um dos rótulos mais conhecidos da família Buchanan’s. Como explicamos, os whiskies de sua composição foram envelhecidos por no mínimo 12 anos. 

O destilado é conhecido pelo sabor macio e fresco, o que o difere dos whiskies mais densos. A bebida tem sabor frutado com notas de laranja e chocolate. 

É indicado para ser servido com gelo, refrigerante ou em drinks. 

Buchanan’s 18 anos



Buchanan’s 18 anos é outro ícone da marca. Os whiskies de sua composição foram envelhecidos por no mínimo 18 anos em barris de carvalho americano e europeu. 

Podemos classificá-lo como complexo, único e rico. Seu sabor tem toques de frutas cítricas, castanhas, mel e carvalho, além do sabor defumado. Indica-se servir a bebida pura ou com gelo.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.