Bulleit Bourbon: o que você precisa saber sobre esse whiskey americano

| Bulleit | Whisky | Curiosidades
O whiskey americano Bulleit Bourbon é patrimônio da família Bulleit. A receita com alto teor de centeio foi criada por Augustus Bulleit em 1830. Entretanto, foi apenas em 1987 que o tataraneto de Augustus, Thomas E. Bulleit Jr., resgatou a receita e realizou o sonho de revivê-la ao fundar a Bulleit Distilling Company.

Características do Bulleit Bourbon

O Bourbon é o tipo mais popular de whiskey americano. Precisa ter ao menos 51% de milho na composição e ser envelhecido em barris novos de carvalho carbonizados por no mínimo dois anos. 

De acordo com Maurício Porto, Bulleit é adocicado, mas também herbal e apimentado. 

“Há um sabor seco de cravo bem presente, que é excelente, e é o que lhe confere personalidade. Acho que, na verdade, o grande mérito do Bulleit é isso. Ele se destaca da maioria dos bourbons em nosso mercado por conta de seu perfil sensorial”, afirmou o sócio do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado.

Como beber

Esse whiskey americano funciona bem desde puro até em coquetéis. Maurício exalta a versatilidade do Bulleit Bourbon e indica o drink boulevardier para ser preparado com ele.

O boulevardier é, basicamente, um negroni feito com whiskey no lugar do gin. A receita leva ainda vermute e bitter italiano.

Harmonização

Questionado sobre quais alimentos harmonizam bem com Bulleit Bourbon, Maurício é enfático: “Carne. Carne, carne, carne.”

“Carnes intensas, defumadas, apimentadas. Molho picante. Queijos intensos. Posso pedir um sanduíche de pastrami e Bulleit?”, brinca o especialista.

Mas a harmonização pode também ser feita com cerveja! “É o conhecido Boilermaker. Um copo de cerveja de um lado, e uma mini-dose de Bulleit da outra. Pegue uma cerveja levemente amarga ou uma bem amarga, como uma IPA. Funciona maravilhosamente bem.”

Melhores ocasiões

Maurício finaliza indicando Bulleit para uma reunião entre amigos: uma noite de coquetéis ou uma noite de cervejas e Bulleit.

“Bulleit é um Bourbon, e bourbons são a espinha dorsal da coquetelaria com whisky. Sugiro um encontro (mais ou menos intimista), com a preparação de algumas receitas. Ou então, puro mesmo, numa noite de cervejas e Bulleit.”

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.