Cardhu: conheça o "coração" dos blended whiskies da Johnnie Walker

| Whisky | Curiosidades
Quando falamos sobre whisky escocês, certamente Cardhu está na lista dos principais whiskies single malt. Destilado em uma das primeiras destilarias de Speyside, famosa região da Escócia, ele possui sabor leve e adocicado. 

Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, comenta que o single malt Cardhu tem um perfil de sabor familiar. “Ele é a base de muitos blends da linha Johnnie Walker. Então, mesmo que você nunca tenha bebido Cardhu na sua vida, vai conseguir encontrar sabores conhecidos.”

Sabe o maltado seco que você sente ao beber Johnnie Walker Black Label? O especialista em whisky explica que boa parte disso vem do whisky Cardhu

Whisky single malt

A classificação de Cardhu como "single malt” indica que ele é produzido apenas com cevada maltada. Ele também é, obrigatoriamente, destilado em uma única destilaria, por meio de alambiques de cobres, e engarrafado na Escócia. A expressão “single malt” indica justamente isso. “single”, de “única” destilaria. E “malt”, de cevada maltada.

Cardhu 12 anos ainda tem uma particularidade: ele é maturado exclusivamente em barricas de ex-bourbon por ao menos 12 anos. 

Cada vez mais as destilarias utilizam barricas que maturaram os mais diversos tipos de bebida anteriormente. Nesse sentido, Cardhu é praticamente uma exceção e relíquia. Não é fácil encontrar whiskies que usam apenas carvalho americano de ex-bourbon e conseguem esta complexidade.

O “coração” da Johnnie Walker

Os whiskies da família Johnnie Walker são classificados como blended whiskies, ou seja, eles são resultado da combinação de um ou mais whiskies single malt. 

Como 70% de toda a produção do Cardhu 12 anos é destinada aos blends da linha da Diageo, esse single malt é considerado o “coração” da linha.

Normalmente, quando certa idade do single malt é utilizada em um blended whisky, ela não fica disponível para compra “in natura”. No caso de Cardhu, há uma exceção. Encontramos tanto o single malt 12 anos no mercado quanto o blended Johnnie Walker Black Label.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.