Os 8 Mandamentos para evitar a ressaca, segundo a ciência

| como beber | curiosidades | Dicas
Não é nada incomum ir a reuniões em bares, festas ou até mesmo jantares mais descontraídos entre amigos e exagerar na bebida. É só tomar umas doses extras e no dia seguinte a ressaca é quase certa: dores de cabeça, náuseas, tontura e sede são alguns dos sintomas clássicos do exagero. Quer saber como curar ressaca? Temos uma boa notícia: é possível se divertir sem deixar a bebida de lado e evitar a terrível ressaca no dia seguinte. Confira a seguir 8 mandamentos de como evitar a ressaca segundo os especialistas.

1) Beba com moderação

como evitar a ressaca O primeiro e mais importante mandamento: beba com moderação. Você pode aproveitar sua noite sem cometer exageros e, de quebra, prevenir aquela sensação de uma noite mal dormida. Para viver uma vida mais plena, modere seu consumo de álcool, já que essa é ainda uma das melhores formas de como evitar ressaca.

2) Não beba de estômago vazio

dicas de como evitar a ressaca Um grande erro que as pessoas cometem é beber de estômago vazio. Se você não se alimenta e ingere uma grande quantidade de álcool, seu corpo absorve mais rapidamente o álcool e as chances de passar mal aumentam. Antes de beber, lembre-se de se alimentar e, principalmente, de comer alimentos ricos em amido e vegetais - confira como o nosso corpo processa o álcool e como os alimentos afetam isso. Entretanto, saiba que essa tática não fará com que o álcool deixe seu organismo mais rápido, apenas atrasará o seu efeito.

2)  Se mantenha hidratado

como curar a ressaca A água é sua maior aliada na prevenção e no auxílio de como curar a ressaca. Manter-se hidratado enquanto ingere álcool diminui drasticamente as chances de você passar mal no dia seguinte. Ainda, a água ajuda na eliminação do álcool do organismo através da urina. O ideal é beber de 4 a 6 copos durante a ingestão de quantidades maiores do que o habitual de bebida alcóolica. Veja mais sobre como evitar ressaca e desintoxicar o organismo tomando água.

4) Evite misturar bebidas alcoólicas

como curar a ressaca Cada bebida possui um processo de fermentação, além de conter ingredientes diferentes. Por isso, misturar diversos tipos de bebidas pode potencializar seus efeitos negativos, mesmo se ingeridas em pequenas doses. Portanto, uma das formas de como acabar com a ressaca é evitando misturas, mas principalmente o excesso de álcool. Além disso, saiba como o consumo de álcool pode afetar as pessoas a sua volta.

5) Cuidado com bebidas de má qualidade

dicas de como curar a ressaca Bebidas de baixa qualidade são geralmente feitas com ingredientes ruins que liberam maior quantidade de toxinas no nosso organismo – ou seja, ressaca na certa! Às vezes o barato sai caro, por isso procure passar longe desse tipo de bebida. Se quer saber do que seu drink preferido é feito, você pode checar aqui o que tem na sua bebida.

6) Procure não fumar

passos de como curar a ressaca

 Geralmente, os fumantes costumam aumentar o consumo de cigarros quando estão bebendo, pois, a bebida pode deixar a pessoa deprimida e o cigarro é um estimulante. Porém, esse hábito pode colaborar para aumentar a ressaca, já que o corpo é duplamente intoxicado. Veja quais são os perigos de consumir álcool excessivamente.

7) Tenha uma boa noite de sono

como curar a ressaca de acordo com a ciência O repouso é fundamental para ajudar o corpo a se recuperar de qualquer mal, seja um resfriado ou uma ressaca. Para colocar em práticas as dicas de como curar ressaca rápido, procure dormir adequadamente após uma noite de farra. Assim, você garante que seu corpo estará pronto para outra no dia seguinte. Saiba mais sobre o efeito do álcool nas diferentes faixas etárias.

8) Tome um bom café da manhã

como curar a ressaca - os 8 mandamentos Se alimentar bem no dia seguinte é uma das dicas essenciais de como acabar com a ressaca de forma rápida. Uma dica simples é tomar um copo de leite puro ou comer um iogurte natural, já que o cálcio ajuda a aliviar os sintomas de gastrite que o álcool em excesso pode provocar. Como o álcool em excesso pode atrapalhar a absorção de nutrientes pelo organismo, é importante montar um cardápio para repor vitaminas e minerais. Por exemplo, o suco de laranja é rico em vitaminas C, que também auxilia o fígado a processar o álcool mais rápido. Para um café da manhã encorpado, não esqueça de incluir os ovos, que são fonte de vitaminas (A, D, E) e grandes aliados na hora de acabar com a ressaca! Se você não sabia porque ficamos de ressaca, após esse artigo pode-se concluir que é possível sair sem deixar de tomar alguns drinks e evitar passar mal no dia seguinte. Basta ficar atento a essas dicas de como acabar com a ressaca e curtir bons momentos sem dores de cabeça! Para continuar sua jornada de descobertas sobre bebidas alcoólicas, com informações detalhadas e orientações, acesse a Drink IQ e saiba mais! Ah e se você quiser compartilhar com os amigos os 8 mandamentos ilustrados para evitar a ressaca estão todos aqui - prontos para salvar domingos! Compartilhe-os! como evitar a ressaca Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Beba com responsabilidade.