10 drinks famosos e as curiosas histórias por trás da sua invenção

| Clássicos | Curiosidades | drinks famosos
Seja algo mais forte ou mais leve, mais amargo ou mais adocicado, cada um de nós tem seu drink favorito. Enquanto alguns mais criativos têm até seus drinks exclusivos, criados a partir de receitas próprias, outros não abrem mão dos clássicos – drinks famosos que se consagraram e conquistaram gerações ao longo dos anos. Do sofisticado Dry Martini à brasileiríssima Caipirinha, cada nome desta lista de drinks e coquetéis tem origem e circunstâncias únicas por trás de sua invenção. Confira as histórias de alguns dos drinks mais famosos do mundo:

1Mojito

Tradicional drink cubano, o Mojito teria sido criado pelo almirante inglês Francis Drake, primeiro europeu a chegar às ilhas do Pacífico Sul e a misturar o rum e a hortelã. A história costumava ser contada nos bares de Havana pelo escritor americano Ernest Hemingway, outro entusiasta da bebida. O boato nunca foi comprovado, mas a lenda propagada pelo autor de “Por Quem os Sinos Dobram” pegou, e o Mojito virou um clássico mundial.

2 Caipirinha

Samba, futebol e Caipirinha. O trio brasileiro não estaria completo sem a popular bebida que mistura açúcar, limão e cachaça. Criada na região de Piracicaba, em São Paulo, a Caipirinha teria sido uma invenção de fazendeiros que buscavam uma alternativa nacional ao uísque e ao vinho. Outra corrente afirma que este drink famoso se originou de um remédio para gripe espanhola, numa mistura que levava ainda alho e mel. Seja qual for a origem real, o certo é que a Caipirinha caiu no gosto dos brasileiros e se tornou um clássico da nossa cultura. taça de dry martini com azeitona

3 Dry Martini

Eternizado nos filmes de James Bond, o Martini ganhou o imaginário popular com sua típica taça, sempre acompanhada de uma sutil azeitona espetada num palito. Um dos mais conhecidos drinks internacionais, essa mistura de gin e vermute teria sido criada pelo barman Jerry Thomas, em São Francisco, como uma evolução do drink “Martinez”, em meados do século XIX. A história é controversa, e há quem afirme que na realidade o drink foi criado pelo barman do Knickerbocker Hotel, em Nova York, no início do século XX.

4 Manhattan

Outra bebida elegante, o Manhattan é um típico drink de Nova York feito de uísque, vermute e bitters. Entre as histórias mais conhecidas sobre sua invenção, diz-se que o coquetel foi criado em uma festa oferecida pela mãe de Winston Churchill, Lady Randolph Churchill, ao candidato à presidência dos EUA, Samuel J. Tilden. Também há quem diga que o Manhattan era o drink favorito do gângster mais famoso da história, Al Capone.

5 Negroni

Reza a lenda que certa vez, em 1919, o Conde Camilo Negroni chegou ao seu bar favorito em Florença, na Itália, e pediu por uma versão mais forte do Americano. O pedido foi atendido pelo barman Fosco Scarselli, que substituiu a club soda original por gin, dando origem ao Negroni. Como em outros casos, a história é contestada, e alguns afirmam que Camilo nunca existiu e que o Negroni na verdade foi inventando pelo general francês Pascal Oliver, Conde de Negroni, quando este servia ao exercito na África. Seja qual for a verdade, o drink logo se popularizou e se tornou um dos drinks mais famosos do mundo.

6 Daiquiri

Outro drink cubano, o Daiquiri leva o nome de uma praia localizada próxima à Santiago de Cuba. Segundo a história, foi criado por engenheiros americanos que frequentavam o bar Vênus, em 1905. Feito de rum, suco de limão ou morango e açúcar, o Daiquiri ganhou muitos fãs e se tornou figurinha carimbada em praticamente todos os bares do mundo. taça com margarita decorada com limão

7 Margarita

Suco de limão, tequila e licor. O clássico drink mexicano tem uma receita simples e que agrada ao paladar de muitas pessoas, mas a história por trás dele ainda divide opiniões. Para alguns, o drink foi criado pela americana Margarita Sames, que recebia a nata de Hollywood em sua casa em Acapulco. Outra história diz que o coquetel foi criado em Tijuana como homenagem à atriz Rita Hayworth, cujo nome verdadeiro era Margarita. Já uma terceira corrente afirma que o drink foi inventado por Danny Herrerra, proprietário de um bar frequentado por gente como Katherine Hepburn, Ava Gardner e outros famosos.

8 Whisky Sour

Dizem os puristas que o uísque só pode ser consumido puro, ou, no máximo, com algumas pedras de gelo. E costumava ser assim, ao menos até 1872, quando o marinheiro inglês Elliott Stubb desembarcou no Peru e, atraído pela grande oferta de limões do país sul-americano, teve a ideia de misturar os dois. Para controlar a acidez da fruta cítrica, Stubb adicionou um pouco de açúcar e estava pronto o Whisky Sour, primeiro drink a base de uísque já registrado. O drink virou um clássico, gerando diversas variantes e conquistando fãs por todo o globo. O “sour” do nome é azedo, em inglês – tudo graças ao limão peruano.

8 Sex on The Beach

Vodka, licor de pêssego e suco de laranja. A tropical mistura que compõe este coquetel tem raízes ensolaradas. O drink foi criado em 1987, quando o barman Ted Pizio, de Fort Lauderlade, na Flórida, decidiu participar da promoção de uma nova bebida à base de pêssego. Inspirado pelo clima sensual do mais quente dos estados americanos, Pizio batizou seu drink de “Sex On the Beach” e angariou uma bolada como prêmio pela invenção. O drink logo caiu no gosto dos americanos e dali para o mundo foi apenas questão de tempo. drink sendo servido

10 Old Fashioned

Um clássico será sempre um clássico, e provavelmente nenhum drink merece mais esta alcunha do que o Old Fashioned. Feito de angostura, uísque, laranja e uma cereja para decorar, o Old Fashioned ficou tão famoso que ganhou até um copo próprio. Conta a história que ele foi criado em 1881 por um bartender de Louisville, Kentucky, como uma homenagem ao produtor de uísque Colonel James E. Pepper. O drink foi então levado ao bar do renomado hotel Waldorf-Astoria, em Nova York, onde se espalhou para o globo. A influência do Old Fashioned é tão grande em sua cidade natal que todos os anos, em junho, Louisville celebra seu drink oficial com a “Quinzena do Old Fashioned”. Agora que você já conhece as histórias por trás de alguns dos drinks mais famosos do mundo, que tal escolher o seu favorito e saboreá-lo esta noite? Tim-tim! Imagens: StockSnap/Pixabay, Pexels/Pixabay, mrsiraphol/Freepik e stevepb/Pixabay Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos