Qual a idade do whisky Johnnie Walker Red Label?

| Curiosidades | Johnnie Walker | Whisky
A idade de um whisky escocês é determinada pelo tempo de maturação da bebida em barris de carvalho. Em alguns rótulos esta informação está presente, mas na garrafa de Johnnie Walker Red Label, não, já reparou?

De acordo com a legislação escocesa, para ser chamado de scotch whisky, como é o Johnnie Walker Red Label, a bebida deve ser envelhecida em barris de carvalho de até 700 litros por no mínimo três anos. Porém, essa informação não precisa estar descrita na garrafa. 

O produtor tem o direito de não divulgá-la se quer criar um blend que tenha algum sabor dado por whiskies mais jovens. O defumado, por exemplo. Whiskies defumados jovens são mais defumados que os mais maturados.

A idade de um blended whisky



Um Blended Scotch Whisky é produzido a partir da combinação entre whiskies de malte único e whiskies de grão, o que mantém o sabor e qualidade do whisky ao longo do tempo. 

O Red Label contém uma mistura de whiskies leves da Costa Leste da Escócia e whiskies mais turfosos do Oeste, que resulta em seu sabor profundo com acabamento defumado.  

A idade declarada de um Blended Scotch Whisky é referente ao mais jovem utilizado na mistura. Então, mesmo que a combinação seja 99% composta por whiskies que foram envelhecidos por 12 anos ou mais e apenas 1% por um que ficou três anos armazenado, ele ainda será rotulado pela menor idade. 

Porém, isso não quer dizer que, quanto mais jovem, menor é a qualidade. Cada whisky é único e tem suas singularidades, e cada pessoa tem seu tipo de whisky preferido.

E outra informação importante sobre a idade do whisky: guardar uma garrafa fechada em casa não vai deixar a bebida mais velha. Diferentemente do que acontece com o vinho, o whisky não envelhece na garrafa de vidro, apenas no barril.

Sabendo disso, é hora de acabar com os mitos do whisky e aproveitar o melhor do whisky escocês mais vendido no mundo: o Johnnie Walker Red Label.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.