Johnnie Walker Double Black: conheça esse whisky duplamente defumado

| Curiosidades | Johnnie Walker | Whisky
Se você é fã de Johnnie Walker Black Label, com certeza vai querer experimentar o Johnnie Walker Double Black. 

Inspirado no sabor icônico de Black Label, o Double Black é um blend inovador. Com forte influência dos poderosos whiskies da Costa Oeste das Ilhas da Escócia, ele tem notas mais enfumaçadas, medicinais e torradas. Perfeito para os apreciadores de whiskies defumados.

Defumado do Double Black

Produzido com whiskies cuidadosamente selecionados e maturados em barris de carvalho carbonizados, o Johnnie Walker Double Black oferece aromas e sabores intensos e turfados. Eles se dissolvem em baunilhas doces e especiarias antes de um acabamento defumado.

Como explica o especialista em whisky Maurício Porto, a defumação de um whisky pode vir tanto de barris torrados quanto da presença de turfa.

“Os barris torrados conferem uma nota caramelizada, enquanto a turfa é responsável por aquele maravilhoso sabor de bacon salgado que encontramos em alguns whiskies, como Talisker”, explica o sócio do bar Caledonia Whisky & Co. e criador de um blog especializado em whisky.

A turfa é um material vegetal usado para secar a cevada durante o processo de maltagem. O grão utilizado na produção do whisky acaba adquirindo um aroma defumado.

“Quando o whisky é destilado, o new-make (que é o destilado que acabou de sair do alambique) sai bem defumado. À medida que envelhece no barril, este aroma enfumaçado vai se reduzindo, por conta de processos de absorção e dispersão. O sabor da madeira vai subindo, e parte dos congêneres responsáveis pela turfa decaem.”

Como beber 

É possível apreciar o Double Black puro, com gelo, um pouco de água e até em drinks.

Com um splash de água é ideal para desvendar as camadas de especiarias e o sabor defumado.

Harmonização

O Double Black é um blend feito para qualquer ocasião e ideal para combinar com tudo que é defumado. Uma boa ideia é servi-lo em um churrasco, já que harmoniza bem com a carne.

“Por semelhança, vá em tudo que é defumado. Por oposição, queijos azuis. De verdade, gente. Façam isso. Pode parecer uma ideia meio maluca no começo, mas funciona incrivelmente bem. É uma das mais incríveis e clássicas harmonizações com whisky. Queijos azuis, como gorgonzola e stilton, e whisky defumado”, acrescenta Maurício.

O especialista também sugere servir o Double Black com frutos do mar. “Mariscos, ostras e camarão. Pense que o Double Black usa como coração Caol Ila, que é um single malt defumado e iodado. Qualquer coisa marítima vai ser boa."

Sobre a Diageo

A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Smirnoff, Johnnie Walker, Guinness, Baileys, Cîroc, Tanqueray, Old Parr, entre outras, e localmente a cachaça Ypióca. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.