A lista completa de nomes de bebidas alcoólicas

| como beber | como é feito | Curiosidades
Bebidas alcoólicas existem há séculos e são feitas das mais variadas maneiras. Essa diversificação começou a tomar forma ainda na época da Idade Média, quando as bebidas passaram a ser produzidas a partir da destilação de grãos, vegetais e frutas. O resultado é uma lista imensa de tipos de bebidas alcoólicas, que podem confundir até o apreciador mais experiente. Pensando nisso, preparamos a ‘árvore genealógica’ das bebidas alcoólicas e separamos algumas dicas sobre o assunto. Pronto para impressionar os convidados com seu conhecimento? nomes de bebidas alcoólicas

Bebidas destiladas

Para uma bebida ser classificada desse modo, ela precisa passar pela destilação. Esse processo é feito a partir de substâncias fermentadas, como frutas, grãos e vegetais. Geralmente, as bebidas desse tipo têm alto teor alcoólico, ultrapassando os 40%. Algumas de suas representantes são o whisky, o gin, a cachaça, o conhaque e o rum.

Bebidas fermentadas

Já as bebidas fermentadas são feitas a partir da transformação dos açúcares em ácido carbônico, álcool e outros produtos. Os nomes das bebidas desse tipo são, basicamente, a cerveja, a sidra, o saquê e o vinho. Todos os líquidos fermentados têm, no máximo, 18% de álcool em sua composição.

Lista de bebidas alcoólicas

Como são muitos tipos de bebidas a serem nomeadas, escolhemos as que não podem faltar em uma lista para quem deseja saber tudo sobre o assunto. Do whisky à cerveja, veja quais nomes de bebidas alcoólicas que não podem faltar no seu menu. Para ajudar na escolha, acrescentamos os nomes de bebidas em inglês e os teores alcoólicos.

Whisky – 40% - 50%

O whisky é uma bebida tradicional na Irlanda e na Escócia, onde começou a ser fabricado a partir do século 13. A bebida, aliás, é feita com cereais ou malte da cevada, sendo que a sua cor cobre vem dos tonéis de madeira onde o whisky é armazenado durante anos.

Gim (Gin) – 37,5% - 50%

Feito a partir de uma planta chamada zimbro, o gim (ou gin) começou a ser fabricado na Holanda no século 16 como um medicamento. A bebida alcoólica se tornou famosa em Londres e é uma das mais usadas em coquetéis, como o Gim & Tônica e o Tom Collins.

Vodka – 35% - 60% 

 Ainda não se sabe muito bem se a vodka surgiu na Rússia ou na Polônia. O que se tem certeza, no entanto, é que a bebida alcoólica começou a ser produzida entre os séculos 8 e 9. Geralmente, a vodka é feita a partir de cereais ou batatas, porém também pode ser feita com ingredientes diferentes.

Vinho (Wine) – 11% - 14%

O vinho não pode faltar na lista de bebidas alcoólicas. Feita a partir da fermentação do suco de uva, a bebida é largamente produzida em diversas partes do mundo, como Itália, Grécia, Estados Unidos e Brasil.

Cerveja (Beer) – 4% - 9%

Com um nome que significa “bebida fermentada” em latim, a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no globo. Ela é geralmente dividida em dois grupos: ale e lager. No primeiro, as cervejas são fermentadas em temperaturas entre 17°C e 24°C; no segundo, elas passam por um processo de fermentação em temperaturas de 6°C a 12°C. Além desses acima, há outros nomes de bebidas alcoólicas que não podem faltar no dicionário dos conhecedores, como o rum, o saquê, a tequila e a brasileira cachaça. Quer aprender como fazer drinks com essas e outras bebidas? Então experimente nossas receitas aqui. Imagem: Helena Yankovska/Unsplash Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.