A tabela periódica das bebidas: será que você sabe qual é a dose certa e o teor alcoólico das bebidas mais comuns?

| como beber | Curiosidades | curiosidades
A maioria das pessoas aprecia pelo menos algum tipo de bebida alcoólica - ou vários - e isso não é nenhuma novidade. Afinal, quem não gosta de uma cervejinha após um dia estressante ou de uma taça de vinho para acompanhar um apetitoso jantar? Mas será que você sabe qual é a dose certa para não fazer mal ao seu organismo? Ou então sabe dizer qual é o teor alcoólico das bebidas? Por exemplo, se o teor alcoólico do whisky é maior do que o da cachaça ou da vodka? Se respondeu ‘não’ para todas essas perguntas, este artigo é para você.

Perguntas Frequentes - O teor alcoólico das bebidas e outras dúvidas respondidas

 Para lhe ajudar nessa empreitada esclarecemos a seguir algumas das dúvidas mais frequentes em relação ao álcool. Confira:

1) Como o teor alcoólico é medido?

Isso é feito a partir da densidade da bebida, já que todas consistem em uma mistura de álcool e água. Logo, quanto maior for a quantidade de álcool em relação à água, maior será sua concentração. Para que a bebida seja medida com mais precisão, é feito o uso de um densímetro e o líquido tem que estar sempre a 20°C, pois pode haver divergências quando medidas em outras temperaturas. Por exemplo, para saber qual o teor alcoólico da vodka e da cachaça:
  • O teor alcoólico da vodka é em torno de 40%, podendo variar de acordo com a marca, por exemplo a vodka Smirnoff possui teor de 37,5%. De acordo com a dose média recomendada no Brasil (cerca de 40 ml), um copo de vodka Smirnoff contém aproximadamente 11.8% de teor alcoólico.
  • O teor alcoólico cachaça varia de 38 a 48%. Se considerar um drink de de 40ml de Ypióca 150 anos simples, o teor alcoólico é de aproximadamente 12.32%.

2) Quantos ml há em uma dose de bebida?

Isso varia de acordo com cada tipo de bebida e os valores de referência de cada país.  
  • Quantos ml tem uma dose de whisky? No Brasil, a dose recomendada do whisky equivale a 44ml, de acordo com a medida adotada pela Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (SENAD).
  • Quantos ml tem uma dose de vodka? Assim como o whisky, uma dose de vodka padrão equivale em média a 44 ml - isso costuma ser regra para todos os destilados. Entretanto, nas receitas de coquetéis, geralmente, o padrão é de 40 ml. Os dosadores comumente encontrados em bares, possuem duas medidas: 40ml e 20ml (que equivale a meia dose). 
  • E cerveja e o vinho? Uma dose padrão de cerveja ou chope é 340ml, de acordo com o SENAD. A mesma entidade tem como referência 140ml como dose padrão de vinho.
Na imagem abaixo, você encontra a tabela periódica para consultar o teor alcoólico das bebidas e mais comuns e coquetéis mais famosos. E aqui você sabe mais como é medido o teor alcoólico das bebidas! tabela-periodica-das-bebidas Agora que você aprendeu um pouco mais sobre as dúvidas mais comumente relatadas pelos apreciadores de uma boa bebida alcoólica, lembre-se de degustá-las com moderação. Isso, pois qualquer bebida ingerida em altas doses pode fazer mal à saúde, além de causar aquela desagradável ressaca no dia seguinte! Dirigir sob o efeito de álcool pode colocar em risco a vida de outras pessoas, portanto se for beber, não dirija! Para obter mais informações, ver dicas e fatos sobre o assunto, acesse o site Drink IQ e saiba mais. Para saber mais sobre a composição de cada bebida, consulte essa página. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos. Beba com responsabilidade.