Qual o tipo de whisky do Johnnie Walker Black Label?

| Curiosidades | Johnnie Walker | Whisky
O Johnnie Walker Black Label é um Blended Scotch Whisky. Mas, afinal, o que isso significa? Essa classificação, que segue as regras da indústria de bebidas, tem tudo a ver com a forma que ele é produzido e todo o método para um grão se tornar um whisky. 

Antes de mais nada, é preciso saber que, para que seja considerado um scotch whisky, ou whisky escocês, os processos de fabricação, destilamento e maturação devem acontecer na Escócia, assim como ocorre com o Johnnie Walker Black Label.

Características de um scotch whisky

Um scotch whisky é feito a partir de cereais, água e fermento. Os grãos de cevada ou outras sementes são molhados até que comecem a brotar e, então, são secos e tostados para que fiquem maltados. 

A cevada maltada é moída e misturada com água quente até virar uma massa. O líquido açucarado que resulta desse processo é chamado de wort.

Após isso, o wort é separado dessa massa de grãos para a etapa da fermentação. São adicionadas leveduras para que líquido fermente e produza álcool, processo que leva entre dois e quatro dias, para produzir o wash - nome dado ao líquido fermentado. 

Então, é o momento de destilar, aquecendo-o e esfriando-o duas vezes para chegar ao teor alcoólico desejado.  

A bebida destilada ainda deve ser envelhecida em barris de carvalho por, no mínimo, três anos para ganhar o sabor distinto de um scotch whisky. 

As diferenças do Black Label



A questão é que, para ser um Blended Scotch Whisky, existe mais um processo: a mistura de diferentes whiskies single malt e de grãos. Eles são combinados para resultar em um único sabor.  

O diferencial do Black Label é que o blend é feito somente da mistura de whiskies dos 4 cantos da Escócia, maltados e envelhecidos por pelo menos 12 anos. Isso faz com que o sabor seja mais profundo e complexo. 

Ele possui notas adocicados de baunilha e nozes, um sabor levemente cítrico de raspas de laranjas e aromas de especiarias e uvas. O acabamento é suave e coberto por um rico toque defumado, de turfa e de malte.

O Johnnie Walker Black Label é ideal para ser compartilhado em qualquer ocasião, tanto puro quanto em drinks.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.