De Ale a Z: um guia completo sobre os diferentes tipos de cerveja

| Cerveja | Curiosidades | o que é cerveja lager
Lager, Pilsen, Weiss, Stout, Bock, APA, IPA... Opa! Com tantos nomes, estilos e tipos de cerveja por aí, às vezes fica até um pouco difícil saber diferenciar cada um deles e escolher a melhor cerveja para cada momento. Seja se você está em busca da cerveja ideal, sempre quis saber o que é cerveja Pilsen ou quais são os tipos de cerveja que mais combinam com o seu paladar, vamos ajudar você a navegar por esta sopa de letrinhas. Aqui você encontra um guia completo sobre esta que é uma das bebidas mais populares do Brasil. Mergulhe com a gente no universo da produção de cerveja para saber mais sobre os sabores, ingredientes, método de fabricação, história e origem dos principais tipos de cerveja Lager e Ale.

Primeiramente, do que e como é feita a cerveja?

Antes de começarmos a distinguir todos os tipos de cerveja é importante explicar do que esse líquido é feito. Bebida alcoólica carbonada, a cerveja é produzida a partir da fermentação de cereais, especialmente do tipo maltado, como a cevada, o trigo, o centeio e o milho. Para fazer cerveja, além dos cereais citados acima, é preciso incluir outro elemento essencial: a água, bem como leveduras e lúpulo. Como existem diversos tipos de cerveja, algumas delas também podem levar outros ingredientes, como ervas e frutas, que dão um toque especial à bebida.

Quais os tipos de cerveja? A diferença entre Ale e Lager

Agora que você sabe do que é feita a cerveja, está na hora de saber outra informação essencial: a distinção entre as cervejas do tipo Ale e do tipo Lager. Isso porque, praticamente, todos os tipos de cerveja pertencem a uma dessas duas famílias.

O que é cerveja Ale?

As cervejas tipo Ale são aquelas fermentadas pela levedura Saccharomyces Cerevisae. Como essa levedura fermenta em altas temperaturas, seu período de fermentação é relativamente rápido (sete a oito dias, em media). Outra característica marcante deste tipo de cerveja é que suas leveduras quando fermentadas ficam próximas ao topo do recipiente fermentador antes de decantar. Devido a essas particularidades, as cervejas do tipo Ale geralmente possuem aromas e sabores mais complexos.

O que é cerveja Lager?

Já a cerveja do tipo Lager usa um tipo de levedura (Saccharomyces Pastorianus) que gosta de temperaturas mais baixas. Além disso, no momento da fermentação essa levedura fica próxima ao fundo do tanque. As Lagers são as cervejas mais consumidas no mundo – e no Brasil – pois têm graduação alcoólica baixa (entre 4% e 5%). Entre os seus tipos mais conhecidos está a Pilsen, a famosa cerveja de cor dourada, refrescante e leve. copos com diferentes tipos de cerveja alinhados

Os principais tipos de cerveja Lager

Agora que você já sabe qual é a diferença entre cervejas Ale e Lager, chegou a hora de fazer mais uma divisão. Veja abaixo os sete principais tipos de cerveja Lager:

Pilsen

A mais famosa das cervejas Lager é a Pilsen. Mas o que é cerveja Pilsen? Bem, este estilo leva o mesmo nome de uma cidade na República Checa e têm duas variações: a alemã e a checa. Apesar de ambas serem claras e terem toques de malte e lúpulo, a Pilsen checa geralmente é menos amarga, pois destaca mais o malte, enquanto a alemã tem um aroma mais amargo, já que contém mais lúpulo.

American Lager 

Com vários exemplos no Brasil (apesar de muitas pessoas acharem que a maioria das marcas brasileiras são do tipo Pilsen), a cerveja do tipo American Lager é extremamente leve e refrescante. Por isso mesmo, elas são cervejas que devem ser tomadas bem geladas.

Dunkel

Devido a sua composição com malte tostado, a cerveja Lager do tipo Dunkel tem uma cor marrom e seu sabor é de um amargor médio.

Bock

Como a Dunkel, a Bock tem uma cor amarronzada devido a presença do malte. Apesar de ter um teor alcoólico alto (podendo chegar até 8%), esse tipo de cerveja Lager tem amargor médio que é balanceado com os tons de chocolate e nozes advindos do malte.

Kellerbier

Chamadas atualmente de cerveja de estilo alemão, a tipo Kellerbier não é filtrada e, por isso, tem um aspecto turvo – sendo possível ver a levedura suspensa no líquido! Assim, o sabor dessa cerveja é geralmente mais complexo e mais “pesado”.

Amber Lager

Com coloração entre cobre e dourada, as cervejas do tipo Amber Lager geralmente têm um sabor diferenciado, em que é possível sentir o malte levemente torrado e algumas notas de lúpulo.

Vienna Lager

Já este tipo de Lager traz bastante destaque para o malte – mesmo motivo para sua coloração marrom com cobre – dando um leve toque doce ao sabor da cerveja. Seu nível de amargor vai do baixo para o médio e seu teor alcoólico é médio.

Os principais tipos de cerveja Ale

copos com diferentes cervejas lager e ale alinhados em cima da mesa

Weiss ou Weizen

Cerveja de trigo típica da região da Bavária, na Alemanha, a tipo Weiss ou Weizen tem uma coloração amarelada e um aspecto turvo. Este tipo de cerveja é para quem gosta de um sabor mais diferenciado, menos amargo, com aromas de frutas e especiarias, como cravo e banana. Existem variações da Weiss, sendo as mais famosas a Dunkel Wizenbier e a Weizenbock.

Pale Ale

Como você já deve ter percebido as cervejas são divididas em diversos subgrupos e a Pale Ale não é exceção. Ela tem duas variações principais: o estilo inglês (IPA) e o americano (APA). A inglesa tem uma cor que varia do dourado para o cobre e possui aromas de frutas e florais advindos do lúpulo. Por isso, esse tipo de cerveja traz um certo amargor para a boca e seu teor alcoólico vai do médio para o alto (ela era originalmente fabricada na Inglaterra com lúpulo extra para sobreviver à viagem para as tropas britânicas localizadas na Índia). A americana também tem um aroma que vem do lúpulo, porém ele é mais cítrico e tropical. Esse estilo de cerveja desenvolvida nos Estados Unidos também tem um teor alcoólico mais alto e possui suas próprias variações, como a Imperial ou Double IPA.

Stout

Tendo a Guinness como seu principal exemplo, a cerveja do tipo Stout tem uma cor escura e um sabor mais forte e único. Se você já provou uma Guinness, com certeza sentiu o aroma de café dessa cerveja e o sabor adocicado do cacau. Isso se deve muito ao malte torrado que faz parte da composição das cervejas do tipo Stout. Red Ale. Com aromas que vão do caramelo até ao tom frutado advindo do lúpulo, as cervejas do tipo Red Ale têm uma cor que varia do marrom avermelhado, como o próprio nome sugere, até o cobre. Geralmente, esse tipo de cerveja tem um amargor médio e uma graduação alcoólica que pode chegar a até 11%.

Witbier

Com uma coloração bem parecida com a da cerveja tipo Weiss, a Witbier é menos turva, o que não significa que ela não tem um sabor marcante. Ao provar uma cerveja desse tipo, você irá sentir, especialmente, as notas marcantes de semente de coentro e de casca de laranja.

Porter

O sabor da Porter é interessante, pois vai do doce do caramelo e do chocolate para o amargo do café. Como você já deve imaginar, a coloração desse tipo de cerveja é escura, muito devido ao malte torrado. Agora que você já sabe o que é cerveja Ale e Lager, bem como os diferentes tipos de cerveja dessas duas famílias, sirva uma gelada e deguste a(s) sua(s) favorita(s), porque ainda há muitas coisas para se aprender na prática. Um brinde à invenção da cerveja! imagens: Didriks/Flickr, harassevarg/Pixabay, Quinn Dombrowski/Flickr. Teor alcoólico médio dos diferentes tipos de cerveja: 3-12%. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.