Tipos de taças e copos para drinks e coquetéis

| caipirinha | cerveja | como beber
Os amigos já foram convidados, a comida já está preparada e a mesa está quase pronta. Só falta um detalhe: quais copos e taças usar para servir as bebidas? Se você também tem essa dúvida na hora de escolher os tipos de taças e os tipos de copos para sua festa ou jantar, este artigo pode lhe ajudar. Confira abaixo quais recipientes devem receber quais bebidas e faça bonito com seus convidados!

Conhecendo mais tipos de taças e tipos de copos para suas bebidas favoritas

Na imagem abaixo, você pode acompanhar os diferentes copos para drinks e coquetéis que são comumente utilizados por bartenders e especialistas. Tipos de taças e copos para drinks & coquetéis

Taça Margarita: Também conhecida como “taça coupette”, este tipo de recipiente costuma ter a borda mais larga e o bojo mais estreito. No caso da Margarita, a taça vem com a borda decorada com sal e limão, e também pode ser usada para servir drinks tipo frozen, que são aqueles em que o gelo é triturado.

Copo On The Rocks: Também chamado de “copo Old Fashioned”, este recipiente é bastante usado para servir uísque com gelo e outros coquetéis clássicos, como o Negroni. Por ter a boca larga, as bebidas servidas nesse copo são mais fáceis de beber e de abrigar as pedras de gelo, o que ajuda a manter a temperatura da bebida.

Copos para cerveja: Os tipos de copos para cerveja podem variar de acordo com a cerveja em questão. O copo certo para servir a cerveja preta Guinness é o irish Pint, que possui uma saliência logo antes da boca do copo – permitindo mais espaço para a espuma. A Pilsner deve ser servida em taças tipo tulipa, que facilitam a aproximação do lúpulo ao nariz. Já a cerveja Lager é servida em copos em modelo alto, que mantêm a temperatura e o gás, também utilizados para chopps diversos. As cervejas de trigo devem ser servidas em copos maiores, de 500ml, que comportem toda a espuma e levedura da bebida. Já cervejas tipo IPA, Pale Ale e similares são servidas em copo de pint, de borda média e base estreita, para evitar a transferência do calor das mãos.

Copo de Coquetel: Conhecida também como “taça Martini”, este recipiente está entre os mais famosos tipos de taças para drinks. Com seu formato em Y, tem a haste mais longa, evitando que o drink esquente em contato com as mãos. É usada para servir drinks clássicos como Dry Martini, Cosmopolitan e Espresso Martini, entre outros.

Copo para Caipirinhas e Caipiroskas: O copo para Caipirinhas e Caipiroskas é parecido com o copo On The Rocks, sendo que a principal diferença entre esses dois tipos de copos é que o fundo do primeiro é mais afunilado. Desse modo, ele tem uma aparência similar ao de um funil. Esse tipo de copo é perfeito para fazer Caipirinhas com Ypióca e Caipiroskas com vodka Smirnoff.

Copo Highball: Com formato comprido e estreito, o copo Highball é muito utilizado para servir bebidas como Cuba Libre, Stormy ou Dark Stormy. Comporta entre 240 a 300 ml e é um dos tipos de copos para drinks mais versáteis. 

Taça de Gin Tônica: A taça de gin tônica tem um formato mais largo, o que facilita a colocação de gelo. Geralmente, o coquetel feito nesse tipo de taça é o tradicional Gin Tônica.

Copo Collins: Super versátil, o copo Collins varia a capacidade entre 240 e 420 ml. Entre os copos para coquetéis, ficou mais conhecido ao ser usado para servir o drink Tom Collins, que originou seu nome. Também, é bastante usado para servir muitas outras bebidas, como o Mojito ou o drink Tequila Sunrise.

Flute: Muito utilizada para servir espumantes e champanhes, esta taça tem haste longa, ajudando a manter a bebida gelada. Além disso, seu formato longo e a sua boca estreita ajudam a manter as bolhas e o sabor específico das bebidas servidas.

Copo Irish Coffee: Como o próprio nome deixa evidente, esta taça é usada para servir o clássico Irish Coffee, coquetel com café e uísque. Com uma alça para o manuseio, esta taça permite que a bebida conserve seu calor em temperatura ambiente, sendo ideal para bebidas quentes.

Balloon Snifter: Usada para servir conhaque, esta taça tem bojo largo e boca mais estreita, facilitando o contato com o oxigênio que realça o sabor do álcool. As bebidas nesse copo devem ser servidas em doses de cerca de 40ml e a sua temperatura se mantém devido ao formato do copo.

Copo shot: Com capacidade que pode variar de 45 a 60 ml, o copo shot é utilizado para bebidas como vodka, tequila e rum. No Brasil, o mesmo copo também é usado para tomar cachaça, ideal para degustar uma cachaça Ypióca.

Copo de rum: Ideal para apreciar um rum mais distinto e envelhecido como o Zacapa, o seu bojo largo permite a oxigenação e ajuda a realçar os aromas e as notas refinadas da bebida. Agora que você já conhece os tipos de copos para drinks e coquetéis, continue lendo outros artigos do TheBar para saber mais como preparar e servir os mais diferentes coquetéis e também adquirir bebidas de qualidade para fazer drinks na medida para você e seus convidados.

Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.