Saiba tudo sobre a cachaça Ypióca

| Bebida | Cachaça | Curiosidades
Ypióca é a marca de cachaça mais antiga do Brasil. Sua história tem mais de 170 anos e começou no interior do Ceará. Hoje, a cachaça Ypióca já ultrapassou fronteiras e conquistou amantes ao redor do mundo, o que a tornou a primeira marca de cachaça a ser exportada para mais de 40 países.

Quer saber mais sobre Ypióca? Abaixo nós te contamos os detalhes dessa marca pioneira no ramo. Conheça a origem, a história, o processo de produção e como beber a cachaça Ypióca.

História e Origem

Ypióca tem esse nome desde a sua invenção. Diz a lenda que os índios que vagavam pelo Brasil gritavam “Ypi!” (expressão de alegria) e “Oca” (palavra para “casa”) ao encontrar um solo avermelhado e próspero para morar. “Ypióca” também quer dizer “terra roxa”, um lugar fértil para a plantação da cana de açúcar, matéria-prima da cachaça. 

Tudo começou em 1843, com a compra de uma pequena fazenda, o Sítio Ypióca, ao pé da serra de Maranguape, no interior do Ceará. Três anos depois, os primeiros litros de Ypióca são destilados e vendidos.

O primeiro logo de Ypióca foi feito à mão, e os mesmos traços são usados até hoje. Em 1924, foi criada a tradicional garrafa empalhada, trançada também à mão por artesãs, tornando-se um símbolo mundial da marca. 

Com o passar dos anos, a produção foi ganhando cada vez mais espaço. Em 1968, a cachaça saiu do país pela primeira vez e foi exportada para a Alemanha. 

Ypióca seguiu conquistando cada vez mais espaço e passou a ser vendida em todo o Brasil. Em seus aniversários de 150 e 160 anos, ganhou edições especiais de comemoração pelos aniversários da marca. Hoje, a história e o valor de Ypióca são reconhecidos em diversos lugares. 

Como é produzida

A produção da cachaça começa com a plantação de cana-de-açúcar. Quando está madura e pronta para ser colhida, a cana é cortada, limpa e deve ser moída em até 24 horas. 

O caldo vai passar por um processo de fermentação alcoólica e seguir para a destilação. Nesse momento, ele é fervido em alambique ou coluna de destilação, produzindo vapores que serão resfriados e condensados, tendo uma grande quantidade de álcool. 

Depois, a bebida é filtrada e segue para o processo de envelhecimento. É aqui que o sabor e aromas da cachaça serão aprimorados. Geralmente, isso é feito em barris ou tonéis de madeira. O tempo de envelhecimento vai definir a suavidade, doçura e o perfume da bebida. 

Em seguida, acontece o processo de blendagem. Como a madeira e o tempo de envelhecimento podem resultar em sabores diferentes, é possível misturar diferentes tipos de cachaça para criar novos sabores e aromas. Por fim, a cachaça vai para as garrafas e é distribuída para os bares e mercados. 

Formas de beber

Você pode beber a cachaça como quiser! É possível apreciar pura, em drinks ou na clássica caipirinha.  A cachaça Ypióca harmoniza com diferentes pratos brasileiros, como churrasco e feijoada. O importante é compartilhar o momento com os amigos e boas histórias.

Rótulos

Existe uma Ypióca para cada gosto e ocasião. São 9 rótulos, que incluem cachaças, aguardente composta e bebidas mistas, da marca de cachaça mais antiga do Brasil:
  1. Ypióca Prata
  2. Ypióca Ouro
  3. Ypióca Reserva Carvalho
  4. Ypióca 150
  5. Ypióca 160
  6. Ypióca Cinco chaves
  7. Ypióca Limão
  8. Ypióca Guaraná
  9. Ypióca Lima-Limão

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.