Whisky 12 anos: entenda o que indica a idade do Black Label

| Curiosidades | Johnnie Walker | Whisky
Um dos whiskies escoceses líderes do mercado, Johnnie Walker Black Label é conhecido por ser um whisky 12 anos. Essa característica é fundamental para diferenciá-lo dos demais. 

O que nem todos sabem é que essa idade indica o tempo de maturação do whisky mais jovem presente na composição. Isso quer dizer que Black Label é preparado a partir de whiskies com no mínimo 12 anos de envelhecimento.

Inclusive, esse scotch whisky foi criado para representar o melhor dos quatro cantos da Escócia. Dessa forma, ele se destaca no mercado e ganha espaço ao proporcionar ao consumidor uma experiência única que começa ainda na produção. 

A escolha exclusiva dos whiskies faz com que Johnnie Walker Black Label tenha um sabor único e inconfundível. Ele tem um sabor com forte presença de baunilha, toques de laranja, passas e condimentos. A finalização fica por conta de um toque defumado com malte e turfa. 

A maturação do whisky



O processo de envelhecimento do scotch é fundamental para garantir o sabor da bebida. Dependendo das características do destilado, entre 30% e 70% do seu sabor é criado durante esse procedimento devido a interação da bebida com a madeira. 

Um fato importante é que, para receber o título whisky escocês, o líquido deve ser envelhecido em barris de carvalho (e somente na Escócia) por pelo menos três anos. Esses barris não podem ter volume superior a 700 litros. 

Além disso, o sabor do whisky pode variar de acordo com o uso que esses barris tiveram previamente. Os barris mais utilizados são de bourbon whiskey ou de vinho jerez. Aliás, a coloração da bebida também sofre alteração de acordo com o uso anterior do recipiente. Existem, então, diferentes formas de se produzir whisky, que vão resultar em sabores e cores variadas. 

No caso do Johnnie Walker Black Label, o que confere o título de whisky 12 anos é o fato de ter passado, no mínimo, esse período envelhecendo em diferentes barris de carvalho. 

Mas apesar de ser uma informação importante que garante as características únicas da bebida, é válido lembrar que a idade não determina se um whisky é mais ou menos saboroso. Isso depende do paladar de cada um e, claro, das características que cada whisky busca ter. Whiskies defumados são mais defumados quando jovens, por exemplo.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.