O que é um whisky escocês frutado? Especialista explica e indica rótulos

| Curiosidades | Whisky
Nem todo whisky escocês é igual. Na verdade, há uma série de fatores que determinam o sabor do destilado, desde a escolha das matérias-primas até a maturação. 

Para se ter uma ideia, de 30% a 70% do sabor de um scotch whisky é alcançado durante seu envelhecimento em barris de carvalho devido à interação da bebida com a madeira. 

Os barris novos produzem um sabor muito forte, por isso a maioria dos whiskies escoceses passam pelo processo de maturação em barris de segunda mão. Outro fato interessante é que, dependendo do uso que esses barris tiveram no passado, diferentes aromas e sabores são conferidos à bebida. 

Como é o sabor frutado

Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, explica que o frutado é um sabor bem amplo. 

“Maçãs e peras, a família dos cítricos, as frutas vermelhas, estão todas aí. E não são só frutas frescas, podem ser frutas cristalizadas ou frutas passas, como ameixa e uva. É uma família riquíssima e que traz enorme complexidade.” 

No caso do frutado, o sabor normalmente é proveniente do malte ou da maturação. 

“Whiskies que têm alguma maturação em barricas de carvalho europeu, especialmente aquelas previamente usadas para envelhecer algum vinho, como Jerez ou porto, normalmente trazem essa nota frutada, especialmente frutas vermelhas.” 

Quando o whisky é maturado em barris de carvalho americano, o sabor frutado também está presente. Porém, diferente do europeu, as frutas são, especialmente, maçãs e peras, explica o especialista. 

Marcas e rótulos

Existem vários whiskies com sabor frutado. “Um whisky claramente frutado e delicioso é o Mortlach. Ele tem também uma nota meio carnuda, que combina muito com a nota de frutas secas de sua maturação”, conta Maurício.

Outro exemplo é o Singleton of Dufftown, um whisky frutado com frutas em calda. 

Já na família Johnnie Walker, o Aged 18 Years é a indicação do especialista para um scotch whisky sabor frutado. “Tem um aroma de frutas em caldas e cítricos genial”, completa Maurício Porto.