Whisky escocês de sabor defumado: o que dá essa característica à bebida?

| Curiosidades | Whisky
Quando se fala em whisky escocês, é difícil não pensar no sabor defumado. Afinal, essa é uma das notas mais características dentro da categoria. 

Esse sabor é definido de acordo com o processo de fabricação do scotch whisky. Maurício Porto, dono do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, explica que pode ser uma consequência tanto da maturação quanto da secagem da cevada

fabricação do scotch whisky

Segundo Porto, em um dos processos iniciais da produção do whisky - a maltagem -, o grão de cevada é molhado para que comece a germinar. Mas é preciso interromper essa germinação secando o grãos. 

A secagem pode ocorrer com o aumento da temperatura com a ajuda de aquecedores ou com a fumaça proveniente de um forno alimentado por turfa, uma material de origem vegetal. 

 “Além de interromper o processo de germinação, essa fumaça impregna a cevada com um delicioso aroma que varia entre o enfumaçado e o medicinal. Dependendo do tempo de secagem no forno e da quantidade de turfa utilizado, pode-se criar um malte mais ou menos turfado”, explica. 

Há ainda outra forma de chegar ao defumado. De acordo com Porto, é pelo processo da maturação, quando há o uso de barris mais carbonizados. Um bom exemplo é o Johnnie Walker Double Black.

Whisky defumado

O turfado, que engloba o defumado, é uma das notas mais características do portfólio da Johnnie Walker e do scotch whisky de modo geral. Dentro da família Johnnie Walker,  Black Label, Double Black, Green Label, Aged 18 Years e Blue Label apresentam aromas enfumaçados e medicinais bem característicos. 

Já pensando nos whiskies single malt, o especialista lembra de whiskies como Talisker, Caol Ila, Lagavulin e Port Ellen – esta destilaria foi fechada em 1985 e emprestou parte de seu malte para o Johnnie Walker Blue Label Ghost & Rare Port Ellen.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.