Zimbro: entenda a importância do ingrediente para o gin

| Curiosidades | Gin
É certo que o gin se tornou sucesso na coquetelaria nos últimos anos. Mas o que pouca gente sabe é que há um ingrediente responsável pelo sucesso da bebida desde sua criação: o zimbro.

Foi a partir desta especiaria que os holandeses criaram, no século 15, um destilado chamado Jenever. Nos anos seguintes, a bebida foi levada para o Reino Unido e se popularizou até se tornar o gin que conhecemos hoje.

O que é zimbro

O Juniperus communis, popularmente conhecido como zimbro, é um vegetal. Usado principalmente como especiaria, o zimbro também é famoso por suas propriedades medicinais. Os povos egípcios, gregos e romanos, por exemplo, associavam o ingrediente a cura de doenças, benefícios para a saúde e aumento do vigor físico*.

Tudo isso não é por menos. O zimbro é uma ótima fonte de antioxidantes, entre eles os polifenóis, que auxiliam na diminuição do envelhecimento celular e previne doenças crônicas*.

O zimbro e o gin

O surgimento do gin deve-se a um experimento com zimbro. Por volta do século 15, os holandeses começaram a produzir um destilado à base da especiaria na tentativa de criar um remédio para amenizar problemas renais*. 

Apesar de o zimbro ser o principal ingrediente botânico da bebida, o destilado não ganhou nenhum benefício medicinal, então, ao invés de um medicamento, o resultado acabou sendo a primeira versão da famosa bebida alcoólica.

Com o passar dos anos, o gin ganhou aperfeiçoamento no processo, mas uma coisa não mudou: o destilado é obrigatoriamente feito a partir do zimbro (mínimo de 51%), embora também possa contar com outros ingredientes. É desta combinação que sai o sabor tão popular do gin.

Nos últimos anos, o zimbro se tornou mais conhecido principalmente pelo seu uso na gin tônica. Além do ingrediente fazer parte da composição da própria bebida, o famoso coquetel pode contar com sementes da especiaria na apresentação da taça. Sua cor escura tornou-se o contraste perfeito para ornamentar e realçar o sabor do drink.

Vale destacar que, além de aromatizar bebidas, o zimbro também é utilizado como opção de tempero na culinária.

*não recomendamos o consumo de gin para benefícios funcionais

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.