Como beber whisky Johnnie Walker Red Label com gelo

| Dicas | Johnnie Walker | Whisky
Se você gosta de whisky escocês, muito provavelmente já ao menos experimentou beber whisky com gelo. Mas você conhece as diferentes formas de se fazer isso?

Se pensou que basta se servir de uma dose de scotch whisky e, depois, acrescentar gelo... Bem, com essas ideias com Johnnie Walker Red Label vamos te mostrar que dá para variar até nisso.

como tomar whisky com gelo

Gelo tradicional

Neste caso, não há erro: basta completar as formas tradicionais de gelo com água, levar ao congelador, esperar as pedras se formarem e, aí sim, se servir de uma dose de whisky e acrescentar o gelo. Para isso, um copo baixo e de boca larga é o mais indicado.

Mas lembre-se: na degustação analítica, o gelo não é recomendado, porque diminui a temperatura da bebida e pode fazer com que a língua perca sensibilidade. Mas, para beber por prazer, está totalmente liberado!

Gelo transparente

Mas há quem não goste das tradicionais pedrinhas de gelo porque elas derretem mais rapidamente, e a água acaba diluindo o whisky.

Nesse caso, é possível fazer o chamado gelo transparente. A ideia é criar uma pedra sem oxigênio e impurezas em seu interior, já que esses elementos aceleram o derretimento do gelo. Em outras palavras: o gelo transparente demora bem mais para derreter, e seu derretimento é gradual e mais fácil de ser controlado!

Há máquinas e formas de gelo próprios para a produção, mas se você não tiver isso em casa é possível conseguir o gelo transparente ao diminuir a velocidade com que a água congela. O processo também precisa ocorrer de cima para baixo, para que todas as impurezas fiquem na base, não no interior.

Será preciso encher uma caixa térmica isolante com água filtrada até ocupar no máximo ¾ do recipiente e levá-la ao freezer sem tampa.

Deixe a caixa no freezer por volta de 14 a 16 horas. Depois disso, tire e deixe em temperatura ambiente por 20 minutos.

Vire a caixa em um superfície para a grande pedra de gelo que se formou escorregar até sair. Quebre a parte que conteve as imperfeições e veja a água escorrer. O objetivo é ficar apenas com a parte translúcida do gelo.

Para cortar o bloco em pedras, o processo será artesanal, usando uma faca para serrar o gelo. Com ela fixa no bloco, basta dar leves batidas na própria faca para fazer o corte.

Uma única pedra, quadrada ou redonda

Para quem achou o processo de produção do gelo transparente complicado, mas também se incomoda com a rapidez com que o gelo tradicional derrete, uma boa ideia é fazer pedras maiores.

Já é possível encontrar formas para pedras maiores, quadradas e até redondas, em lojas de utensílios para casa. A ideia é colocar uma única pedra grande no copo para acompanhar a dose de whisky.

Como o pedaço de gelo é maior, ele demora mais para derreter.

Drinks refrescantes

Gelo também é um perfeito acompanhamento para drinks refrescantes. Nesse caso, também há diferentes formas de usá-lo na coquetelaria.

É possível usá-lo para resfriar o mix de ingredientes na hora de misturá-los, mas separá-lo do conteúdo ao servir. E dá também para acrescentar as pedras ao drink final.

No caso da coquetelaria, pense no gelo como mais um ingrediente, já que as pedras acabam por acrescentar água ao drink ao derreter. 

A ideia de se usar um copo cheio de gelo para os drinks é justamente fazer com que a bebida fique gelada o bastante para que o processo de derretimento ocorra de forma mais lenta, então não se contenha ao acrescentar gelo.

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.