Whisky para iniciantes: aprenda como servir e tomar whisky como um verdadeiro conhecedor

A cena é clássica em qualquer filme de faroeste. O cowboy chega ao “saloon”, pede um whisky e vira a dose de uma só vez. Afinal de contas, é assim que se bebe whisky, não é mesmo? A resposta é um sonoro “não”. Mas, então, como beber whisky corretamente? O whisky é uma bebida altamente sofisticada que pode levar anos de envelhecimento em barris para ficar pronta. Ao bebê-la de uma só vez, você deixa de apreciar todo seu aroma e sabor. Se você está começando a se aventurar pelo universo da bebida, reunimos aqui algumas dicas para mostrar a você como degustar whisky feito um verdadeiro conhecedor.

Como servir whisky e em qual copo?

É claro que cada um pode beber whisky da maneira que lhe for mais conveniente ou que se adaptar melhor a seu paladar. Além do modo “cowboy” citado acima, é comum vermos pessoas misturando o whisky com água de coco, energéticos ou apenas gelo, no famoso “on the rocks”, além de drinks variados. Preferências pessoais à parte, os verdadeiros conhecedores da bebida destilada de malte acreditam que a melhor forma para descobrir como apreciar whisky é puro ou com um pouco de água, em um copo curto e com fundo grosso; ou em uma taça alta, fina e reta, com uma abertura estreita na ponta para apreciar o aroma da bebida. Uma boa dica é intercalar a degustação de seu whisky com um copo de água separado, evitando assim comprometer o sabor original da bebida sem deixar de renovar seu paladar. Segundo especialistas, o whisky – seja escocês ou americano – deve ser servido em uma dose máxima de 28 mililitros (teor alcoólico de cerca de 9%). Após despejar a dose no copo, deve-se deixar a bebida “descansar” por alguns minutos, estabilizando a dose à temperatura ambiente.

Como degustar whisky: coloração e aromas

Agora é a hora de conhecer mais sobre o aroma e as propriedades do rótulo escolhido. Como apreciar whisky é algo pessoal, tenha em mente que não existe certo ou errado. Cada pessoa reagirá de uma forma a um tipo de whisky, e seu paladar pode ser mais propenso a determinada marca ou tipo de whisky, enquanto o de outras pessoas pode ser exatamente o oposto. Para esta etapa, recomendam-se três passos básicos:
  1. Aproxime o nariz do topo do copo e sinta o aroma e suas propriedades. Algumas marcas terão sabores mais acentuados do que outras, alterando seu cheiro e sabor. Observe também a coloração do whisky contra a luz.
  2. Como você irá perceber, whiskies envelhecidos por mais tempo terão uma tendência a ter uma cor mais escurecida. Mova o líquido dentro do copo cuidadosamente, observando variações no aroma e na coloração da dose.
  3. Altere as narinas em movimentos circulares com o copo, e faça o exercício de pensar em quais ingredientes aquele whisky lhe lembra. Alguns terão aroma mais adocicado, enquanto outros serão mais cítricos ou defumados.

Como beber whisky corretamente

como de whisky com gelo em cima da mesa O ritual que antecede a prova da bebida pode parecer exagerado para alguns, mas, ao realizá-lo, você irá perceber que seu paladar estará mais propício a apreciar todas as notas de sua dose. Como tomar whisky? Siga os passos a seguir para ter uma experiência única:
  1. Tome um gole devagar e deixe a bebida na boca por alguns segundos antes de engolir. Você irá notar novos sabores, alguns similares aos sentidos na aromatização, e outros completamente diferentes.
  2. Depois do primeiro gole, espere alguns minutos e prove a bebida novamente, realizando o mesmo processo.
  3. Recomenda-se ainda intercalar o whisky com água para limpar o paladar.
Com o paladar mais treinado, você irá perceber ainda mais sabores e nuances da bebida escolhida para sua degustação. É justamente aí que está o charme. Ao combinar e comparar os processos da degustação, você irá perceber como tomar whisky pode ser uma experiência enriquecedora e desafiante para o seu paladar.

Como entender mais de whisky: últimas dicas

Se você tem interesse em provar diferentes rótulos e tipos da bebida, uma boa dica é procurar um dos inúmeros “clubes do whisky” espalhados pelo país. Nessas reuniões, especialistas e entusiastas se encontram para provar e opinar sobre diferentes tipos de whisky. Se você se interessa em aprender mais sobre whisky, como beber e conhecer diferentes versões, combinações e sabores, esta pode ser uma ótima experiência. Agora que você já sabe como servir e como degustar whisky como um verdadeiro conhecedor, é hora de treinar seu paladar. Convide seus amigos, escolha as bebidas que serão provadas e troque impressões sobre os aromas e sabores sentidos por cada um. E não se esqueça de deixar as chaves do carro com o motorista da rodada. Saúde! Imagens: Tookapic/Pexels e Joshua Rappeneker/Flickr. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.