Como whiskies defumados, como o Talisker, são usados na coquetelaria

| Dicas | Receitas | Whisky
É fato que os whiskies mais defumados, que possuem um profundo sabor enfumaçado da turfa misturado aos demais ingredientes, como o Talisker, são ótimos para beber puros ou apenas com gelo, ressaltando essa característica. Porém, isso não significa que essas são as únicas maneiras de apreciá-los. 

Segundo Maurício Porto, sócio do bar Caledonia Whisky & Co. e criador do blog especializado em whisky O Cão Engarrafado, os whiskies defumados também podem ser usados na coquetelaria e combinados com frutas e xaropes para criar drinks criativos e que acrescentam ainda mais qualidade ao sabor.

"O scotch whisky tem essa característica meio única, de ser defumado. É raro outra bebida ser assim. Então, existe um espaço todo especial na coquetelaria para os whiskies turfados. E single malts, por conta de seu processo de produção, conseguem ser muito mais intensos nesse ponto do que blends, porque o processo de malteação (kilning) é o que traz a turfa", explica o especialista. 

Coquetéis com whisky Talisker

Uma receita bastante popular com Talisker é o Penicillin. Ele leva limão siciliano, doses de whiskies turfados e xarope de mel com gengibre. "Esse coquetel foi criado por Sam Ross em 2005 e rapidamente se tornou um clássico", comenta Porto.

Outros dois drinks são o Rob Roy, que ganha um toque defumado ao levar uma dose de Talisker, e um novo chamado Rapscallion, que leva Talisker, vinho Jerez e um splash de absinto ou pastis. Que tal se aventurar nesse universo dos coquetéis com whisky? 

Receitas de drinks com Talisker

Aqui você confere a receita do Penicillin.

Para o Rob Roy com toque defumado*, adicione 40 ml de Johnnie Walker Double Black e 10 ml de Talisker 10 anos em um mixing glass com três pedras de gelo. Acrescente ainda 25 ml de vermute rosso e 3 chacoalhadas (3 dashes) de Angostura Bitters.

Utilize uma colher para mexer a mistura por uns três ou quatro segundos. Coe para uma taça coupé ou martini resfriada e finalize com um zest (uma fatia da casca) de laranja bahia.

Já para o Rapscallion**, unte um copo baixo com 5 ml de pastis ou absinto - é só colocar no copo e girar, para que a bebida se espalhe pelas paredes do copo. 

Adicione 60 ml de Talisker 10 anos e 15 ml de vinho Jerez PX em um mixing glass com gelo e misture. Coe para o copo untado.

*Graduação alcoólica Rob Roy: 26,5%

*Graduação alcoólica Rapscallion: 33,13%

Sobre a Diageo

A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite www.DIAGEO.com.br. Celebre com responsabilidade e saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em www.DrinkiQ.com.br.
  • Aprecie com moderação.
  • Se beber não dirija.
  • Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.