5 ideias de frozen drinks incríveis para se refrescar quando está calor

Nos dias ensolarados e muito quentes são poucas as coisas que conseguem aliviar a sensação de calor tão bem quanto as bebidas frozen, escolha perfeita para se refrescar. Por serem compostos basicamente de gelo triturado, os frozen drinks lembram uma raspadinha ou um sorvete, mas como levam um pouco de bebida alcoólica, são ótimos para dar aquela levantada no humor e reunir os amigos em volta da piscina. Um drink frozen ainda tem o benefício de ser fácil de fazer, pois os ingredientes são apenas cubos de gelo, frutas, açúcar e um destilado. No entanto, existem alguns truques para um coquetel perfeito. Veja a seguir como fazer bebida frozen facilmente para sobreviver às altas temperaturas do verão.

1 Frozen de morango

Este é um drink frozen muito popular, já que a fruta é uma das queridinhas do povo por seu sabor doce, mas levemente ácido. A receita a seguir de frozen de morango com vodka é fácil de fazer e não demanda muitos ingredientes. Veja como fazer frozen de morango:
  1. Remova os cabinhos de uma caixa de morangos e congele a fruta inteira mesmo.
  2. Coloque os morangos congelados no copo do liquidificador.
  3. Esprema o suco de 1 limão siciliano utilizando uma peneira para que não caia nenhuma semente ou gomo dentro.
  4. Adicione 2 colheres de sopa de açúcar.
  5. Despeje 200 ml de vodka Smirnoff e bata.
  6. Quando os morangos já estiverem triturados, pare, coloque algumas pedras de gelo e volte a bater. Repita isso quantas vezes for preciso.
  7. Quando atingir uma consistência cremosa, seu frozen de morango estará pronto.
Para deixar seu frozen de morango mais atrativo, coloque o drink em um copo de vidro e decore com fatias de morango cortadas na vertical. Agora que você já sabe como fazer frozen de morango com vodka, pode tentar outras receitas, como o Frozen Daiquiri de Morango. Super refrescante e rápida de fazer, esta receita de frozen de morango serve aproximadamente três copos de 200 ml. O teor alcoólico de cada copo é de cerca de 9,9%.

foto com bebida frozen em cima da mesa2 Frozen Margarita

Você provavelmente conhece a versão tradicional desse coquetel mexicano à base de tequila, limão e licor de laranja, servido naquele copo alto de boca larga envolto por sal. Agora vai ver como fazer a versão dessa bebida frozen. Veja como é fácil:
  1. No liquidificador, adicione 50 ml de tequila Don Julio Blanco.
  2. Despeje 50ml de licor de laranja.
  3. Adicione o suco de 1 limão.
  4. Coloque pelo menos 10 pedras de gelo e bata. Não se preocupe em colocar a quantidade certa de primeira, você pode ir regulando de acordo com a textura e adicionando aos poucos até atingir a consistência desejada.
Para decorar: Despeje o drink frozen em um copo de margarita - essa quantidade serve duas pessoas. Coloque dois canudos cruzados em cada copo. Corte fatias de limão, depois faça um corte em cada até a metade e torça as duas partes em direções contrárias. Delicadamente coloque as fatias de limão entre os canudos. Finalize com alguns grãos de sal grosso e uma pitada de sal comum. Esta receita divertida de frozen margarita serve aproximadamente duas pessoas (um copo de cerca de 180 ml para cada), sendo que cada porção tem mais ou menos 7,9% de teor alcoólico.

3 Frozen Caipirinha

Talvez o drink mais tradicional do nosso país, a Caipirinha é amada tanto pelos brasileiros como pelos gringos que a provam. Por ser feita com limão, ela já é cítrica e refrescante por si só, mas como bebida frozen congelante, fica ainda mais! Você apenas vai precisar de:
  • 1 dose de cachaça
  • 3 colheres de açúcar refinado
  • Suco de 3 limões
  • 1 forminha de gelo
Como na maioria dos frozen drinks, você só precisa bater tudo no liquidificador, colocando o gelo aos poucos até alcançar uma consistência cremosa e firme. Depois basta decorar com uma rodela de limão cortada ao meio e encaixada na boca do copo. A graduação alcoólica desta receita é de 13,4% por copo.

4 Batida Frozen Tropical

Já vimos algumas formas de como fazer bebida frozen, basicamente seguindo os mesmos princípios. Então agora você já está pronto para misturar mais de uma fruta e ter uma explosão de sabores e refrescância! Essa receita de drink frozen tropical traz maracujá e abacaxi, que misturam o doce com um azedinho em uma combinação perfeita para o paladar. Anote aí a receita para duas pessoas:
  1. No liquidificador, despeje 100ml de saquê Jun Daiti.
  2. Coloque um quarto de um abacaxi pequeno cortado em pedaços.
  3. Adicione a polpa de dois maracujás com a ajuda de uma colher, pode ser com as sementes mesmo.
  4. Para adoçar sua bebida frozen, adicione 40 ml de leite condensado.
  5. Agora para deixar a consistência mais cremosa, coloque 40 ml de creme de leite.
  6. Por fim, coloque dois punhados de gelo e bata, adicionando mais conforme necessário.
  7. Depois despeje em um copo largo e enfeite com algumas folhas do abacaxi e sementes de maracujá.
Esta receita deliciosa de batida frozen tropical serve duas canecas de pelo menos 350 ml. O teor alcoólico dessa bebida é de aproximadamente 5,5%.

5 Frozen Mojito de Coco

Mais um drink bastante conhecido e querido é o Mojito cubano, feito com rum, limão e hortelã. Como bebida frozen congelante ele é mais leve e gostoso, ainda mais se turbinado com o sabor do coco. Veja a seguir como fazer essa delícia latina. Primeiro faça o xarope: É possível usar um já pronto, mas fazer o seu próprio é fácil e você pode adicionar um gostinho especial a mais. Para isso basta ferver meia xícara de açúcar com uma de água e adicionar um punhado de folhas de hortelã, assim terá o sabor do Mojito, mas sem sugar toda hora aquelas folhinhas pelo canudo de seu drink frozen. Depois de ferver, reduza a mistura e deixar cozinhar por 10 minutos. Peneire para retirar as folhas e reserve o xarope para esfriar, você pode colocar na geladeira, mas não no freezer para congelar. Instruções para a bebida frozen de Mojito:
  1. Coloque 175 ml de rum branco no liquidificador.
  2. Adicione uma garrafinha de leite de coco
  3. Esprema o suco de dois limões
  4. Adicione uma colher de sopa de xarope caseiro de menta
  5. Por fim, coloque dois punhados de gelo e bata na potência máxima.
  6. Despeje o conteúdo em 4 copos de coquetel e decore com ramos ou folhas de menta e flocos de coco.
Pronto, agora você sabe como fazer bebida frozen dos mais variados tipos e ingredientes. Só não se esqueça que os frozen drinks devem ser servidos imediatamente após feitos, para que a consistência seja mantida e o gelo não derreta, ainda mais com o calor. Esta receita simples (porém gostosa), promete animar a sua festa, servindo quatro taças de coquetel (mais ou menos 180 ml). Cada uma delas tem cerca de 13,8% de teor alcoólico. Imagens: Scott Akerman/Flickr, Bex Walton/Flickr. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.