5 bebidas alcoólicas quentes para aquecer você neste inverno

| Baileys | Bebida | bebidas alcoolicas quentes
Dias frios pedem drinks quentes, e por que não incluir um toque extra de calor com destilados? Nada irá lhe aquecer mais que estas cinco ideias de bebidas quentes para o inverno. Desde o clássico Café Irlandês até o popular quentão, passando por drinks quentes com vodka, com certeza encontrará a bebida quente alcoólica que mais lhe agrada para variar um pouco do tradicional cafezinho.

1. Vinho Quente

Essa talvez seja uma das bebidas alcoólicas quentes mais conhecidas no mundo todo. Figurinha carimbada nos festejos de meio do ano e quermesses, esta mistura de vinho aquecido com especiarias na verdade tem origem europeia. Tanto que se você for passear por lá entre dezembro e março, este é um dos drinks de inverno que mais se encontra (pelo nome de “Mulled Wine”). As especiarias e frutas utilizadas podem variar, mas a receita à brasileira você confere a seguir. Inclua na próxima lista de compras:
  • 1,5 litro de vinho tinto da sua preferência
  • 500ml de água
  • 1 xícara de chá de açúcar (pode ser menos se escolheu um vinho suave)
  • 1 maçã picada
  • 12 cravos
  • 2 paus de canela
Para fazer é simples: Misture a água e o açúcar em uma panela em fogo alto, adicione o cravo e a canela e deixe ferver por 10 minutos. Coloque o vinho e desligue o fogo quando começar a levantar fervura, para não perder todo o álcool. Depois basta adicionar as frutas, além da maçã você pode incluir abacaxi, uva ou apenas algumas rodelas de laranja, como na receita original. Como esse drink para o inverno é feito para dividir, esta receita é perfeita para reunir os amigos. Ela serve 15 copos americanos pequenos (150 ml) e tem graduação alcoólica média de 10%.

2. Quentão

Outro clássico das festas juninas, o quentão não pode faltar nas celebrações de São João e nem na nossa seleção de melhores drinks de inverno. Parte do folclore nacional, esta bebida alcoólica quente leva cachaça e gengibre. Veja aqui a receita tradicional. copo com bebida quente em cima da mesa

3. Choconhaque

Para as noites geladas, nada melhor para lhe aquecer do que um belo e apetitoso chocolate quente, não é mesmo? Mas que tal dar uma turbinada na receita tradicional dessa bebida quente para o inverno adicionando um toque de conhaque? Veja como fazer Choconhaque é fácil e delicioso:
  1. Em uma panela, adicione ½ caixinha de creme de leite.
  2. Misture 4 colheres de sopa de achocolatado em pó (se preferir usar cacau ou chocolate em pó, adicione apenas 2 colheres mais a mesma quantidade de açúcar).
  3. Mexa bem, mas não deixe ferver, e reserve.
  4. Separadamente, aqueça 300 ml de leite integral.
  5. Misture bem os ingredientes e adoce à gosto.
  6. Desligue o fogo e adicione 40ml de conhaque.
  7. Mexa bem e despeje o Choconhaque nas xícaras.
  8. Decore com chantilly, canela e/ou chocolate em pó.
A receita de Choconhaque acima rende 2 xícaras de chá e tem teor alcoólico de 6,3%. Quer dar uma variada nela? Uma alternativa bastante saborosa para essa bebida quente alcoólica é o Baileys Chocolate Quente, que ao invés de usar o conhaque como base, leva o consagrado creme de licor irlandês Baileys na receita. Fica uma delícia!

4. Irish Coffee

Por falar em Irlanda, este é um dos drinks quentes internacionais mais famosos e referência da ilha da esmeralda. Mas não é preciso cruzar oceanos para degustar um típico Irish Coffee! Essa é uma das bebidas alcoólicas quentes mais versáteis e simples de fazer, basta ter café, um whisky escocês como os da marca Johnnie Walker, açúcar e creme de leite fresco. Para saber o modo de fazer e as quantidades corretas, veja este artigo com a receita completa do Café irlandês.

5. Hot Vodka Lemon

panela com ingredientes para o preparo de vinho quente Por fim, não poderia faltar em nossa lista drinks quentes com vodka, um dos destilados preferidos e que mais permite combinações. Este drink para o inverno remete a uma infusão e, por ser quentinho, é ótimo para aquecer no frio. Anote aí a receita de Hot Vodka Lemon:
  • 100ml de mel
  • 200ml de vodka Smirnoff Red
  • 700ml de água morna
  • 3 paus de canela
  • 1 limão
Junte a água com o mel e adicione vodka. Finalize com raspas de limão e acrescente os paus de canela. Para deixá-lo mais cítrico, esprema um pouco do limão dentro também. Este drink quente com vodka rende uma jarra (7-10 porções), sendo perfeito para dividir na roda com os amigos. Cada copo americano pequeno tem graduação alcoólica que varia de 5,9% a 8,4%. E aí, gostou de nossas sugestões de drinks quentes para o inverno? Que tal tentar uma receita para curtir um filminho à dois debaixo das cobertas ou um bom papo em frente à lareira nas noites mais frias? Imagens: rpavich/Flickr, Public Domain/Pixnio e baguggi/Pixabay Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.