Dá para cravar sem medo de errar: a cachaça é um dos maiores patrimônios da culinária brasileira. Criada poucos anos após o descobrimento do país, a nossa aguardente de cana de açúcar se tornou o maior símbolo das bebidas nacionais, originando clássicos como a Caipirinha e outros tantos drinks. Saída dos tonéis dos alambiques para mesas dos botequins e das casas, a cachaça tradicional também originou uma infinidade de variações. Algumas das mais populares são as infusões: cachaças com frutas na garrafa ou temperadas com ervas, pimentas e outros ingredientes que adicionam um sabor especial à bebida. Mostramos aqui um guia completo de como fazer cachaças de frutas, algo que temos em abundância no Brasil, e listamos cinco receitas de cachaças curtidas com frutas que são fáceis de fazer em casa, mas impressionam: banana, abacaxi, butiá, uva e jabuticaba. Confira a seguir como fazer cachaça com sabor de frutas e prepare a sua favorita! Seja para degustar em casa ou dar de presente, elas são sempre uma boa pedida.
Outra fruta com a cara do Brasil é o abacaxi, e ele também funciona muito bem em uma infusão com aguardente. Mas como fazer cachaça de abacaxi? Como você irá perceber, o modo de curtir é similar, variando pouco de fruta a fruta. O que pode mudar são os toques pessoais dados para cada receita. No caso da cachaça de abacaxi, uma boa ideia é adicionar hortelã ou canela à sua infusão. Como o abacaxi é uma fruta cítrica, recomenda-se também adicionar uma ou duas colheres de açúcar durante o preparo da bebida, dependendo de sua preferência por uma cachaça mais ou menos adocicada. Para preparar essa bebida, você precisará de um abacaxi inteiro cortado e descascado e de um litro de cachaça branca. Veja abaixo como preparar sua cachaça curtida com abacaxi:
Outra fruta que combina muito bem com nosso clima tropical e com nossas deliciosas cachaças é a uva. Para prepará-la, separe 1 kg de uvas verdes ou roxas, à sua escolha. Certifique-se de escolher uvas docinhas, evitando assim adicionar açúcar à infusão. Separe apenas os gomos das uvas, colocando-os em sua garrafa especial para infusões. Novamente, macere sem esmagar as frutas, apenas liberando parte de seu suco. Adicione um litro de cachaça, tampe e agite com cuidado. Reserve em local fechado por no mínimo um mês, conferindo a infusão ao menos uma vez por semana. Se achar necessário, agite devagar durante o período de infusão, misturando os ingredientes pouco a pouco. Ao fim do período, coe a bebida e deixe gelar. Sirva em doses e experimente o incrível sabor de sua própria cachaça de uva!
1. Como fazer cachaça de banana
Yes, nós temos bananas! O slogan usado no passado para enaltecer nossa grande exportação de bananas cai bem para esta receita, que é muito saborosa e fácil de preparar. Para isso, você vai precisar apenas de um quilo de banana e um litro de cachaça branca de boa qualidade, como a Nega Fulô Jequitibá, que possui um leve aroma de cana com toques cítricos e amadeirados. Já a espécie de banana mais indicada é a nanica, devido ao seu sabor mais adocicado. Prefira ainda frutas maduras, que darão um sabor mais consistente e marcante para sua cachaça. Separados os ingredientes, vamos ao modo de preparo. Aprenda agora como fazer cachaça de banana:- Descasque e corte as bananas em pequenos pedaços.
- Amasse as bananas levemente com o garfo, permitindo assim que a fruta dê mais sabor à bebida, mas tomando cuidado para que não vire uma papa.
- Em seguida, coloque-as em um vidro grande de conserva com tampa (ou outro recipiente do tipo).
- Adicione a cachaça, tampe e agite a garrafa levemente, deixando que os ingredientes se misturem.
- Guarde em um local escuro e arejado, como num armário de cozinha, por ao menos um mês.
- Ao final desse tempo, transfira o líquido para uma garrafa de vidro grande, filtrando a bebida com um coador de café. Se deseja, repita o processo. Sirva gelada.
2. Como fazer cachaça de abacaxi

- Descasque e pique o abacaxi em pedaços. Coloque-o em uma garrafa, macere e adicione uma ou duas colheres de açúcar, a seu gosto.
- Se desejar, você também pode adicionar canela ou hortelã, criando um sabor especial para sua bebida.
- Adicione a cachaça, tampe bem e agite devagar. Guarde em um ambiente escuro e arejado por cerca de um mês.
- Filtre a cachaça com um coador até restar apenas o líquido. Sirva bem gelada.
3. Receita de cachaça de butiá
Como você já deve ter imaginado, existe uma enorme variedade de cachaça com frutas. Como fazer cada uma delas pode variar um pouco, mas o processo da infusão será basicamente o mesmo em todas as receitas. No caso do butiá, não é diferente. Para preparar esta cachaça de butiá para lá de brasileira, você vai precisar de dois quilos da fruta, açúcar e um litro de cachaça branca. Lave bem os butiás e adicione-os a uma garrafa, junto com o açúcar, adoçando a gosto. Macere suavemente e complete com a cachaça. Conserve em local seco e arejado por pelo menos um mês. Filtre com o coador e sirva em temperatura natural ou, se preferir, gelada. O sabor exótico do butiá dará um aroma incrível para sua cachaça artesanal.4. Cachaça de uva passo a passo
