Aprenda como fazer cachaças com sabor de frutas em casa

Dá para cravar sem medo de errar: a cachaça é um dos maiores patrimônios da culinária brasileira. Criada poucos anos após o descobrimento do país, a nossa aguardente de cana de açúcar se tornou o maior símbolo das bebidas nacionais, originando clássicos como a Caipirinha e outros tantos drinks. Saída dos tonéis dos alambiques para mesas dos botequins e das casas, a cachaça tradicional também originou uma infinidade de variações. Algumas das mais populares são as infusões: cachaças com frutas na garrafa ou temperadas com ervas, pimentas e outros ingredientes que adicionam um sabor especial à bebida. Mostramos aqui um guia completo de como fazer cachaças de frutas, algo que temos em abundância no Brasil, e listamos cinco receitas de cachaças curtidas com frutas que são fáceis de fazer em casa, mas impressionam: banana, abacaxi, butiá, uva e jabuticaba. Confira a seguir como fazer cachaça com sabor de frutas e prepare a sua favorita! Seja para degustar em casa ou dar de presente, elas são sempre uma boa pedida.

1. Como fazer cachaça de banana

Yes, nós temos bananas! O slogan usado no passado para enaltecer nossa grande exportação de bananas cai bem para esta receita, que é muito saborosa e fácil de preparar. Para isso, você vai precisar apenas de um quilo de banana e um litro de cachaça branca de boa qualidade, como a Nega Fulô Jequitibá, que possui um leve aroma de cana com toques cítricos e amadeirados. Já a espécie de banana mais indicada é a nanica, devido ao seu sabor mais adocicado. Prefira ainda frutas maduras, que darão um sabor mais consistente e marcante para sua cachaça. Separados os ingredientes, vamos ao modo de preparo. Aprenda agora como fazer cachaça de banana:
  1. Descasque e corte as bananas em pequenos pedaços.
  2. Amasse as bananas levemente com o garfo, permitindo assim que a fruta dê mais sabor à bebida, mas tomando cuidado para que não vire uma papa.
  3. Em seguida, coloque-as em um vidro grande de conserva com tampa (ou outro recipiente do tipo).
  4. Adicione a cachaça, tampe e agite a garrafa levemente, deixando que os ingredientes se misturem.
  5. Guarde em um local escuro e arejado, como num armário de cozinha, por ao menos um mês.
  6. Ao final desse tempo, transfira o líquido para uma garrafa de vidro grande, filtrando a bebida com um coador de café. Se deseja, repita o processo. Sirva gelada.
 

2. Como fazer cachaça de abacaxi

abacaxi contra uma parede azul Outra fruta com a cara do Brasil é o abacaxi, e ele também funciona muito bem em uma infusão com aguardente. Mas como fazer cachaça de abacaxi? Como você irá perceber, o modo de curtir é similar, variando pouco de fruta a fruta. O que pode mudar são os toques pessoais dados para cada receita. No caso da cachaça de abacaxi, uma boa ideia é adicionar hortelã ou canela à sua infusão. Como o abacaxi é uma fruta cítrica, recomenda-se também adicionar uma ou duas colheres de açúcar durante o preparo da bebida, dependendo de sua preferência por uma cachaça mais ou menos adocicada. Para preparar essa bebida, você precisará de um abacaxi inteiro cortado e descascado e de um litro de cachaça branca. Veja abaixo como preparar sua cachaça curtida com abacaxi:
  1. Descasque e pique o abacaxi em pedaços. Coloque-o em uma garrafa, macere e adicione uma ou duas colheres de açúcar, a seu gosto.
  2. Se desejar, você também pode adicionar canela ou hortelã, criando um sabor especial para sua bebida.
  3. Adicione a cachaça, tampe bem e agite devagar. Guarde em um ambiente escuro e arejado por cerca de um mês.
  4. Filtre a cachaça com um coador até restar apenas o líquido. Sirva bem gelada.
Se você gostar e aprovar esta receita de cachaça de abacaxi, que tal preparar mais garrafas para presentar seus amigos e familiares?

3. Receita de cachaça de butiá

Como você já deve ter imaginado, existe uma enorme variedade de cachaça com frutas. Como fazer cada uma delas pode variar um pouco, mas o processo da infusão será basicamente o mesmo em todas as receitas. No caso do butiá, não é diferente. Para preparar esta cachaça de butiá para lá de brasileira, você vai precisar de dois quilos da fruta, açúcar e um litro de cachaça branca. Lave bem os butiás e adicione-os a uma garrafa, junto com o açúcar, adoçando a gosto. Macere suavemente e complete com a cachaça. Conserve em local seco e arejado por pelo menos um mês. Filtre com o coador e sirva em temperatura natural ou, se preferir, gelada. O sabor exótico do butiá dará um aroma incrível para sua cachaça artesanal.

4. Cachaça de uva passo a passo

uvas vermelhas sobre a mesa Outra fruta que combina muito bem com nosso clima tropical e com nossas deliciosas cachaças é a uva. Para prepará-la, separe 1 kg de uvas verdes ou roxas, à sua escolha. Certifique-se de escolher uvas docinhas, evitando assim adicionar açúcar à infusão. Separe apenas os gomos das uvas, colocando-os em sua garrafa especial para infusões. Novamente, macere sem esmagar as frutas, apenas liberando parte de seu suco. Adicione um litro de cachaça, tampe e agite com cuidado. Reserve em local fechado por no mínimo um mês, conferindo a infusão ao menos uma vez por semana. Se achar necessário, agite devagar durante o período de infusão, misturando os ingredientes pouco a pouco. Ao fim do período, coe a bebida e deixe gelar. Sirva em doses e experimente o incrível sabor de sua própria cachaça de uva!

5. Como fazer cachaça de jabuticaba

O sabor da jabuticaba é inigualável, e ela é sem dúvidas uma das frutas mais interessantes encontradas em nosso país. Como não podia deixar de ser, a jabuticaba também irá conferir um sabor extraordinário à sua cachaça. Se você sempre se perguntou como fazer cachaça de jabuticaba e não sabia a resposta, nós estamos aqui para ajudar. Como em outras infusões, o primeiro passo será adquirir jabuticabas doces e maduras, permitindo que seu suco se integre ao sabor da cachaça com maior facilidade. Uma dica é a de provar uma das frutas antes do início do preparo. Se achar que ela não está doce o suficiente para o seu paladar, adicione uma ou duas colheres de açúcar à sua bebida. Daí em diante, é só seguir o processo similar ao das outras infusões apresentadas aqui. Coloque as jabuticabas na garrafa, macere com cuidado e adicione a cachaça branca não envelhecida. Tampe bem e reserve pelo tempo mínimo de 30 dias, agitando a garrafa de vez em quando. Encerrado o tempo de espera, basta filtrar ou duas vezes, até que o líquido seja completamente separado, e servir em temperatura natural ou gelada. Cada uma destas receitas de cachaça com sabor de frutas rende aproximadamente 20 mini copos americanos, sendo que cada porção tem teor alcoólico de 3%. Agora que você já aprendeu como fazer cachaça com sabor de frutas, é hora de colocá-las em prática! Reserve os ingredientes, escolha sua cachaça e desenvolva seus dons de mestre cachaceiro com essas deliciosas receitas que irão impressionar seus amigos. Mãos à obra! Imagem: huahommag/Pixabay, freepik e congerdesign/Pixabay. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.