Dossiê caipireja: saiba tudo sobre como fazer a caipirinha de cerveja perfeita

Nada resume melhor o espírito descontraído e criativo do brasileiro que a caipira de cerveja, também conhecida como caipireja ou cerveja suja. Como você já deve ter adivinhado, este drink mistura as duas bebidas que são preferência nacional: claro, estamos falando da caipirinha e da cerveja. Os ingredientes principais podem parecer óbvios, mas o segredo de uma boa caipireja está nos detalhes: que tipo de cerveja usar? Vodka ou cachaça? Leia mais para saber como fazer Caipirinha de cerveja, além algumas dicas de variações inusitada desse drink delicioso. Tome nota:

1 Receita de Caipiroska de cerveja

Gosto não se discute, mas a nossa Caipiroska de cerveja é feita com vodka em vez de cachaça. A vodka tem um gosto mais suave, combinando melhor com o sabor da cerveja. Siga os passos a seguir:
  1. Comece como se estivesse fazendo uma Caipirinha normal: corte e amasse dois limões e duas colheres pequenas de açúcar com um pilão.
  2. Adicione uma dose de 50 ml de vodka Smirnoff em um copo com gelo.
  3. Acrescente a mistura de limão com açúcar ao copo.
  4. Complete com uma lata de cerveja (350 ml) de sua preferência.
Esta receita refrescante e divertida de Caipiroska de cerveja rende três copos americanos. É importante ressaltar que cada copo tem 9,5% de teor alcoólico, portanto beba sem exagero.

2 Dicas para sua Caipireja

As dicas abaixo podem ser a diferença entre uma boa e uma ótima caipira de cerveja! Simples:
  • Molhe os copos e deixe no freezer por 15 minutos, para ficarem geladinhos.
  • Vire sal em uma tábua de cortar, e passe a borda dos copos no sal para criar aquela borda de sal que você vê nos bares.
  • Vire a cerveja lentamente, para não criar muita espuma.
  • Ao final, decore o copo com uma fatia de limão.
Lembre-se também que como o drink já leva cerveja, uma dose de vodka é o ideal, tanto para o sabor quanto para o “poder” da sua caipira. Variações para sua Caipireja Já que a Caipireja é fruto da criatividade embutida no DNA do brasileiro, por que não se aventurar um pouco mais? Experimente:
  • Caipireja com cachaça (nem tão aventureira assim!)
  • Caipira de cerveja com tequila.
  • Caipira de cerveja escura, com a cerveja Guinness.
  • Caipireja com um pouquinho de suco de tomate, no melhor estilo mexicano (a cerveja com suco de tomate por lá é chamada de Michelada).
Você também pode experimentar variações com outros tipos de bebida, dependendo do quão corajoso está se sentindo. Mas claro, só depois de experimentar nossa receita de Caipirinha de cerveja! Imagem: markusspiske/Pixabay Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos