7 receitas de Caipirinhas diferentes que você deveria testar no seu próximo churrasco

Não é exagero afirmar que existem incontáveis receitas de Caipirinha, que podem variar tanto na escolha do destilado, como nos ingredientes principais. Então, esqueça a tradicional versão com limão e veja sete ideias de como fazer caipirinhas diferentes e exóticas a seguir.

1 Caipirinha de melancia

Esta é uma das frutas mais refrescantes e saborosas, e por isso perfeita para equilibrar o sabor forte da cachaça. O legal da Caipirinha de melancia é que você pode impressionar seus amigos e familiares ao servir o drink dentro da própria fruta! Além de gostosa, ela fica com uma cor bonita e vibrante, para aprender como fazer uma Caipirinha de melancia deliciosa, veja a receita aqui.

2 Caipirinha de morango com leite condensado

Outro tipo de caipirinha mais doce e que faz bastante sucesso é a Caipifruta de morango. A receita segue praticamente os mesmos passos da original, mas é indicado colocar menos açúcar, dependendo a doçura do morango – portanto é bom experimentar um pedacinho da fruta antes. Entretanto, muitos utilizam leite condensado para adoçar, o que deixa esse coquetel ainda mais especial e gostoso. Para fazer a caipirinha de morango com leite condensado é simples:
  1. Lave e pique 6 morangos.
  2. Adicione-os em um copo com 3 colheres de sopa de leite condensado.
  3. Utilize um socador para esmagar os morangos até que liberem seu suco.
  4. Adicione uma dose (40 ml) de cachaça ou alternativamente vodka Smirnoff.
  5. Misture bem para misturar os ingredientes e complete com gelo.
Você pode até usar o liquidificador, mas daí terá uma batidinha, ao invés de uma Caipirinha de morango com leite condensado (se quiser saber como fazer uma Caipirinha de liquidificador deliciosa, clique aqui).  Esta receita simples de Caipirinha de morango com leite condensado enche dois copos americanos, sendo que cada uma das porções tem teor alcoólico de 5,9%.

3 Caipirinha de whisky

copos com caipirinha de whisky sobre na bandeja Além de variar as frutas, a bebida base da Caipirinha também pode ser diversificada. Geralmente conhecemos as versões com vodka, a clássica Caipiroska, ou com saquê - bebida japonesa à base de arroz - a popular saquerinha de frutas cuja deliciosa receita com kiwi você confere aqui. Entretanto a alternativa com whisky já é mais excêntrica, mas não menos interessante ao paladar, especialmente para os amantes desse destilado. Você pode fazer a receita com limão, seguindo os mesmos passos de execução da tradicional, ou pode ousar ainda mais e utilizar outra fruta cítrica, a laranja, para fazer essa Caipirinha de whisky. Anote aí os ingredientes:
  • 40 ml de Johnnie Walker Black Label
  • 2 colheres de sopa de açúcar ou de xarope de gengibre, para dar um sabor mais ardidinho
  • 60 ml de suco de laranja
  • Cubos de gelo
Misture os ingredientes em uma coqueteleira e bata ligeiramente. Você pode fazer seu próprio xarope de gengibre com lascas da planta, açúcar, água e essência de baunilha. Esta receita de Caipirinha de whisky rende um copo longo e alto e tem teor alcoólico de 12,6%.

4 Caipirinha de cerveja

Além da Caipirinha de whisky, outro tipo de Caipirinha não usual que utiliza uma base alcoólica diferente é a Caipireja. Os apreciadores dessa bebida certamente irão gostar dessa versão mais leve e refrescante com cerveja. E o melhor é que dentro desse espectro existem dezenas de opções: com cerveja escura, clara, mais amarga, witbier, bem como outros ingredientes que vão desde limão até suco de tomate. Ainda é possível adicionar um toque de tequila para deixar o drink mais forte! Para ver os mais diversos tipos de Caipirinha que podem ser feitos com cerveja, veja este artigo.

5 Caipirinha de abacaxi com hortelã

Agora para voltar para a base mais comum, a “marvada” pinga ou cachaça, vamos falar sobre um dos sabores de Caipirinha que mais combina e agrada: abacaxi com hortelã. Assim como o limão, ele mantém a acidez do coquetel, com um toque de frescor a mais da erva, ideal para os dias quentes de verão. Ela também é boa para apreciar junto ao churrasco, pois ajuda a queimar a gordura das carnes pesadas. Confira aqui a receita de Caipirinha de abacaxi completa para agradar a todos seus convidados.

6 Caipirinha de manga com pimenta

copo com caipirinha em cima da mesa Mais uma das receitas de Caipirinhas diferentes é essa combinação picante e tropical que tem a manga e a pimenta dedo de moça como estrelas. É fácil fazer:
  1. Retire as sementes de meia pimenta e a corte em pedaços pequenos.
  2. Adicione na coqueteleira junto com 50 gramas de manga picada.
  3. Acrescente 2 colheres de sopa de açúcar.
  4. Coloque 1 dose (30 ml) de vodka e misture bem.
  5. Despeje em um copo com bastante gelo e decore com uma pimenta em cima, se desejar.
Ao mesmo que é doce, esta receita de Caipirinha de manga com pimenta é doce. Mas não engane com seu sabor, pois ela tem graduação alcoólica de 8,9% e rende um copo americano.

7 Caipirinha de lichia

Se quer um sabor de Caipirinha mais refinado, docinho e refrescante ao mesmo tempo, deve testar esta receita de Caipirinha com a frutinha chinesa exótica. Veja como é simples fazer esta Caipirinha diferente:
  1. Corte o talo de 6 lichias e depois faça um corte vertical sem atravessar para abrí-la.´
  2. Despeje 20 ml de mel sobre a fruta.
  3. Amasse bem a lichia com a ajuda de um macerador até extrair bem o suco.
  4. Complete o copo com gelo
  5. Adicione de 50 ml de Cachaça Ypióca e misture bem com uma colher bailarina.
  6. Complete com gelo e ela estará pronta para ser servida.
Esta receita de Caipirinha de lichia é rápida de fazer e serve dois copos americanos. O teor alcoólico de cada porção é de 7,7. Pronto, agora que já sabe diferentes tipos de Caipirinha e sabores exóticos, que tal tentar algumas receitas em seu próximo churrasco? Imagens: mrsiraphol/Freepike, Public Domain/Pxhere e Chris Pople/Flickr. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.