Como fazer licor em casa: as melhores receitas, sabores e dicas

| Abacaxi | Cachaça | Chocolate
O licor caseiro já teve seus grandes dias de glória. As misteriosas garrafas com líquidos de diferentes cores na casa dos pais ou dos avós fizeram parte da infância de muita gente. E se disséssemos que fazer licor em casa é mais simples que você imagina? Se você sempre quis saber como fazer licor, leia abaixo e encontre a sua receita de licor favorita!

1 Como fazer licor de chocolate

O licor de chocolate é uma ótima pedida para depois das refeições, servido com sobremesa ou com um cafezinho. Aqui vai nossa receita de licor de chocolate com cachaça! Atenção: a medida dessa receita é feita em uma lata de leite condensado. Após usar o produto, separe a lata para as medidas. Anote aí:
  1. Dissolva 100 g de chocolate meio amargo em barra, 1 lata de açúcar e 1 lata de água em uma panela em fogo baixo.
  2. Deixe a mistura esfriar. No liquidificador, bata a mistura de chocolate com 1 lata de leite condensado e 1 lata de cachaça Ypióca por 3 minutos.
  3. Pronto! Você fez seu licor de chocolate com cachaça em apenas três passos. A receita rende 1 litro, e em uma garrafa de vidro bem tampada, tem validade de 6 meses.
Esta receita exótica de licor de chocolate com cachaça serve 5 copos médios (cerca de 200 ml), sendo que cada porção tem 12% de teor alcoólico.2

2 Licor de whisky passo a passo

Muita gente não sabe, mas o famoso licor de whisky com aquele leve sabor de café pode ser feito em casa, e fica tão bom quanto (ou ainda melhor que) aquele que você encontra nas prateleiras. Vamos à receita: No liquidificador, bata os seguintes ingredientes.
  • 1 colher de chá de café solúvel
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó
  • 1 lata de leite condensado
  • 300 ml de whisky Johnnie Walker
Quando o líquido estiver cremoso e bem misturado, está pronto para beber. Você pode deixar guardado em local escuro por algumas semanas, mas este licor de whisky com café é melhor quando consumido na hora. A receita de licor de whisky rende 7 copos de shot. Vale dizer que é preciso beber moderadamente, já que cada copo tem cerca de 13,5% de teor alcoólico.

como com licor de whisky em cima da mesa3 Receita de licor de abacaxi

O licor de abacaxi combina como ninguém o sabor mais robusto do licor com o refrescante abacaxi. Ou seja: não tem erro! Faça assim:
  1. Coloque 600 ml de aguardente Nega Fulô Carvalho em um recipiente de vidro.
  2. Descasque um abacaxi e coloque a casca em infusão na cachaça por 10 dias.
  3. Após 10 dias, faça uma calda utilizando 0,5 l de água e 0,5 kg de açúcar.
  4. Leve a calda ao fogo baixo por 20 minutos. Depois, deixe esfriar.
  5. Remova as cascas da cachaça, e misture a cachaça com a calda.
  6. Agora é só aproveitar, ou engarrafar para outra ocasião.
Dica especial: Como nessa receita de licor de abacaxi você utiliza apenas a casca, use a polpa para fazer algum drink delicioso. Veja aqui algumas ideias de drink de abacaxi. Esta receita bem brasileira de licor de abacaxi serve 15 copos de 80 ml, e o teor alcoólico de cada um é de 12%.

4 Receita de licor de laranja

O licor de laranja é um dos mais tradicionais, e não é por acaso. Reza a lenda que muita gente já plantou laranjeira no pátio de casa só para ter a bebida sempre em estoque. Como fazer licor de laranja:
  1. Corte 3 laranjas bem maduras em pedaços.
  2. Em um recipiente de vidro, cubra as laranjas com 0,5 l de cachaça.
  3. Após dois meses, coe a cachaça para outro recipiente.
  4. Em uma panela, crie uma calda com 0,5 l de água e 750 g de açúcar. Deixe esfriar.
  5. Misture a calda com a cachaça. Beba na hora ou deixe envelhecer!
Que tal tirar um dia das férias ou final de semana para aprender como fazer estas receitas de licor para oferecer depois aos seus convidados? E lembre-se de sempre lavar bem todos os recipientes e instrumentos usados, para evitar qualquer tipo de contaminação. Assim seus licores duram muito mais tempo. Tim-tim! Esta receita cítrica de licor de laranja serve 10 copos americanos pequenos (cerca de 150 ml), sendo que cada porção tem graduação alcoólica de 12%. Imagens: Personal Creations/Flickr, Tama66/Pixabay. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.