Especial saquerinha: as melhores receitas de caipirinhas de saquê

Uma inusitada mistura da bebida de origem japonesa com o clássico drink brasileiro, as caipirinhas de saquê, popularmente conhecidas como saquerinhas ou sakerinhas, caíram no gosto popular e se tornaram um dos drinks mais consumidos e adorados de nosso país. Com seu sabor marcante e possibilidade de misturas com as mais variadas frutas brasileiras, as saquerinhas são ideais para refrescar e alegrar aquele churrasco, festa ou happy hour com os amigos. Pensando nisso, separamos aqui as melhores combinações e sabores para você aproveitar sua saquerinha com estilo, desfrutando de um delicioso drink que irá deixar todos os seus convidados com água na boca. Veja abaixo alguma das principais receitas e aprenda como fazer caipirinha de saquê como um verdadeiro ninja!

Qual o melhor saquê para fazer caipirinha?

O primeiro passo para uma boa saquerinha é a escolha do saquê que será utilizado no preparo do seu drink. Isso inclui verificar na prateleira do mercado ou loja é se o saquê é licoroso, feito para uso culinário; ou seco, feito para ser bebido. Os saquês feitos para cozinhar têm a inscrição “mirin”, e são geralmente vendidos com tampas plásticas. Já os saquês feitos para beber geralmente vêm com tampa de alumínio. Entre os diversos tipos de saquês existentes, um dos mais populares no Brasil e mais usados no preparado da saquerinha é o junmai, cujo significado é “puro”, ou “verdadeiro”. Isso porque o álcool encontrado neste tipo de bebida vem apenas da fermentação do arroz. Uma ótima indicação de saquê junmai é o Jun Daiti, que possui uma característica mais suave, de fácil assimilação ao paladar brasileiro, sendo uma escolha ideal para o preparo de sua saquerinha.

E as melhores frutas para fazer caipirinha de saquê?

copo com saqueirinha de morango em cima da mesa Depois de adquirir um saquê de qualidade, o próximo passo para preparar sua saquerinha é escolher o sabor. Com uma imensa variedade de frutas, o Brasil é o lugar perfeito para preparar drinks coloridos e muito saborosos. Uma ótima pedida são as frutas vermelhas, como na receita da saquerinha de morango, que dá um toque adocicado ao drink. Outra opção deliciosa é a saquerinha de kiwi, fruta muito popular no Japão, e que não à toa combina perfeitamente com as caipirinhas de saquê. Fruta mais usada no preparo da caipirinha tradicional, o limão também pode ser usado na saquerinha, mas recomenda-se cuidado, já que o sabor cítrico da fruta pode tornar o drink amargo. O segredo para manter sua saquerinha de limão com o gosto ideal é retirar o miolo branco da fruta e macerar com movimentos leves, evitando amassar o limão. Outra opção tropical para curtir uma deliciosa saquerinha em um dia verão é preparando seu drink com abacaxi, fruta típica do Brasil. Se estiver se sentindo criativo, experimente também versões da saquerinha com outras frutas, como melancia, carambola, mirtilo ou cranberry.

Como fazer saquerinha de morango

Confira abaixo um passo a passo de como fazer saquerinha de morango de forma simples e saborosa. Para prepará-la, você vai precisar de uma dose (60 ml) de Jun Daiti, 3 morangos de tamanho médio, 2 colheres de açúcar e gelo a gosto.
  1. Lave os morangos e corte-os em pedaços pequenos, retirando as folhagens do topo.
  2. Coloque o açúcar e os morangos em um copo especial para caipirinha. Macere devagar, realizando movimentos circulares leves.
  3. Acrescente o saquê e o gelo, misturando bem os ingredientes. Se preferir, você também pode preparar a saquerinha em uma coqueteleira.
  4. Decore seu drink com alguns pedaços de morango e sirva gelado.
Esta deliciosa receita de saquerinha de morango tem teor alcoólico de 6,6%. E você pode usá-la como base para testar várias outras frutas no lugar do morango. É só substituir este ingrediente por outro do seu agrado. Agora que você já aprendeu a preparar sua saquerinha, é hora de aproveitar! Separe os ingredientes e utensílios, convide os amigos e mostre a todos as suas habilidades como barman ou barwoman! Imagens: Freepik e COVERT NINE/Flickr. Não compartilhe este conteúdo com menores de 18 anos.